Borboletas (de verdade) no seu casamento

Eu amo borboletas! Elas sempre me transmitem coisas boas: transformação, melhora, beleza e liberdade. Tenho, inclusive, uma tatuada  no meu corpo.

Aí você me pergunta: e daí?

Daí que minha mãe veio me contar uma história que ouviu falar de soltarem borboletas de verdade nos casamentos. Hein?? Isso é novidade pra mim!

Lógico, fui pesquisar na internet para entender melhor. E encontrei algumas poucas coisas:

borboleta casamento

“Nos Estados Unidos é muito comum casais soltarem borboletas no dia do casamento simbolizando a vida nova. São inúmeras as empresas, que oferecem este tipo de serviço. As borboletas são criadas em fazendas para esta finalidade, “butterfly release“. O efeito é muito interessante, pois elas saem voando em volta do casal e seus convidados, e geralmente pousam no vestido da noiva contrastando suas cores vivas com o branco do vestido. Essas empresas garantem que este ritual não agride o meio-ambiente, nem prejudica a fauna, pois essas borboletas são capazes de encontrar um habitat para viverem depois que são soltas na natureza.” Tirei esse trecho desse site aqui.

Encontrei também várias pessoas indignadas dizendo que isso é crime ambiental, que faz mal para as borboletas, etc.

E por fim encontrei até um borboletário que, ao que parece, vende borboletas para esse e outros fins.

Bom, no fim das contas fiquei mais incrédula ainda. Sem dúvida que ficaria lindo um bando de borboletas fazendo parte da festa, mas só se isso fosse um espetáculo natural, sem a gente forçar, né?

No dia do meu casamento, logo após a minha entrada aconteceu uma revoada linda de pássaros. Mas só foi lindo porque foi natural (fiquei até com a sensação de ter sido uma espécie de bom presságio).

Forçar um espetáculo da natureza, além de ser cruel com as borboletas, é um espetáculo fake, sem sentido, na minha opinião.

Aqui no blog já postamos alguns casamentos em que os noivos soltaram borboletas. Clique aqui para ver.

Frufru

Créditos:

Foto: Jefferson Allan

58 Comentários

  1. Oi boa noite!!! Vcs entegam em Recife?

  2. No meu casamento as borboletas fizeram muito sucesso. Pesquisem Borboletário Bahia, que vcs acham na net.

  3. Cintia Lima disse:

    Como assim amo borboletas e quero comprar algumas congeladas para o meu casamento?!?! Inacreditável. A maioria morre nesse processo para satisfazer tanta futilidade

  4. Ilka Abreu disse:

    Preciso de mais informações minha sogra fará 50 anos de casamento em março de 2015 gostaria de saber preço,quantidade e se entregam em Recife / PÉ.
    Ilkaabreu@hotmail.com

  5. mariana disse:

    esqueçam o que quem vende isso diz e leiam o que a Claudia MAatarazo diz .
    veja o ridiculo da situaçao..
    copiei o final: ‘Ainda: como não é uma coisa baratinha, as noivas exigem que sejam contadas e, para isso, é preciso abrir as caixas. E para que não voem, elas são colocadas por um certo tempo na geladeira, assim” desmaiam” e podem ser contadas… Tá achando horrível? Pois piora: na hora de soltá-las, como estão entre desmaiadas e mortas, é preciso acordá-las em instantes – para não perder o timing da música da saída da noiva. Assim, as cerimonialistas são obrigadas a bater nas caixas e elas assustam e, aí quando abrem a tampa, voam. Borboleta na Cabeça! – entre o susto e a agonia da prisão,elas saem desbaratadas às cegas – e acabam por cair, esbarrar ou mesmo pousar em penteados e carecas dos convidados – constrangidos a assistir a esse espetáculo patético e deprimente. Hello Noivas! Alguém acha que esse tipo de tortura condiz com a solenidade do momento? Será possível que ninguém – entre a cerimonialista, decorador, padre e família dos noivos – consiga incutir um mínimo de compaixão ( já que o mau gosto impera) nesses coraçõezinhos apaixonados das noivas que não hesitam em destruir em segundos uma das mais delicadas belezas que a natureza ? Vamos combinar: noiva que precisa de borboleta desmaiada, congelada e morta em seu casamento pra se sentir feliz, só pode ser parente de vampira, com direito a criar garras à noite e sangrar pelos olhos vermelhos e caninos afiados!”
    http://www.claudiamatarazzo.com.br/case-e-arrase/noivas-que-congelam-borboletas/

  6. MARCELLA disse:

    Ai gente, pelo amor de Deus. Joga arroz, joga papel picado, mas não solta as borboletas no meio dos convidados. Além de ser HORRÍVEL é de uma crueldade sem tamanho.

  7. Ingrid Costella disse:

    Só eu achei cafona de dar dó aprisionar seres indefesos em busca de umas fotos? Além de cruel corre-se os riscos de um convidado ter pânico de insetos e sair berrando festa afora.

    1. Pandora disse:

      Cafonérrimo. E cruel.

  8. Sammy disse:

    Olá pessoal do site e noivas ….
    Tudo bem ?
    Me chamo Sammy , sou assessora de noiva e sócia da Josan produções. Fizemos 1 casamento que teve essa belezinhas.Nossa foi incrível e cômico . As fotos simplesmente fantásticas . Apenas para salientar , o casamento foi feito em chácara .
    Desde já boa sorte a todas vcs .

    Ps: nossa noiva comprou , nesse borboletario, todas chegaram vivas , super indico !

  9. Mariangela disse:

    Meninas,

    Vou casar em novembro/14 e vou soltar as borboletinhas lindas,
    Liguem para o Borboletário encanto (71-96030774) e peçam detalhes, eles vendem por dúzias (R$ 96,00) e a opinião deles p/ ficar bonito é de no mínimo 50 borboletas.

    bjs.

    1. Vera Domingues disse:

      Nossa gente até onde vai o egoismo do ser humano.
      Esses insetos são mega sensiveis.
      Alguns congelam as borboletas para voarem na hora certa, algumas não sobrevivem.
      Até quando vamos desrespeitar a natureza dessa forma.
      Já chega o que estamos fazendo com a natureza.
      Quanto mais conheço o ser humano mais admiro os animais.

    2. Elaine disse:

      Fala sério, como se já n bastasse o tanto de maus tratos que os animais sofrem todos os dias, agora tem um bando de mulheres sem noção, fúteis que compactuam com o sofrimento das borboletas para enfeitar suas festas de casamento? Ah me poupem, suas fúteis vcs entenderam como que eles fazem para contar as borboletas? Elas são congeladas, será que o nível de q.i. reduzido de vcs n consegue entender que isso causa o sofrimento delas e muitas morrem? Se vcs amam mesmo as borboletas como muitas deixaram os relatos aqui, deveriam ser as primeiras a repudiar essa prática, suas fúteis sem coração.

  10. lucielli disse:

    preciso do contato para meu casamento, como faço

  11. lucielli disse:

    preciso compras borboletas para meu casamento, como faço

  12. GRAZIELE disse:

    esse site do borboletário não existe…passem informações correta por gentileza.

    1. Myriam disse:

      Graziele, nós passamos a informação que encontramos e pesquisamos, e ela estava correta, o site do borboletário era este aí mesmo, acontece que o site é que entrou em manutenção, ou então acabou (porque este post é antigo, de 2010), mas nós não temos controle sobre isto. Se soubermos de outras informações avisaremos. Abraços.

  13. Karina Gonçalves de Andrade disse:

    Olá! Parabéns pela iniciativa, vou me casar no proximo ano e sonho neste dia que meu filho pudesse entrar com as alianças numa caixinha com borboletas. Obrigado pela iniciativa !!!!!!!! parabens!!!

  14. Luciene disse:

    Gostaria de saber qntas borboletas eu precisaria para uma cerimonia com 200 pessoas, quero borboletas na minha cerimonia. Sei q elas não são baratas pensei em umas 24 borboletas será q da efeito. Me ajuda por favor.

    1. Isabella disse:

      Oi Luciene! Acho que sim.. mas não sei te dar essa informação precisa.
      Se você entrar em contato com o local que vende essas borboletas talvez eles possam te informar melhor
      http://www.borboletaencanto.com.br/
      Bjos!

  15. Olá meninas!
    Estava pesquisando pelo mesmo tema e encontrei o site de vocês. Adorei o texto, e confesso que sou uma dessas pessoas indignadas com essa ”belezinha”, mas foi muito útil ler o artigo de vocês, já que pude entrar em contato com o Borboletário e pedir mais informações.
    Parabéns pelo Blog!
    Beijos!

  16. Carolina disse:

    Olá vou me casar ano que vem e já garanti um cento delas para fazer uma surpresa aos convidados e ao meu noivo. Vai ficar lindo!!! Comprei no borboletário Borboleta Encanto da BA, pelo que pesquisei é o único borboletário no Brasil que tem licença do IBAMA p/ esta finalidade.

  17. Ana Paula disse:

    Olá, boa noite!!
    Qto custa cada borboleta? Vcs entregam no RJ?

    1. Bel disse:

      Ana Paula, nós não vendemos borboletas. Entre em contato com o borboletário citado no post para obter mais informações. Abraços!

  18. daniela disse:

    oi Bel!
    Eu vou me casar um sitio proximo a bh,e gostria muito de soltar borboletas no final da serimonia,vc tem ideia de onde eu posso encontrar? Bjs

    1. Bel disse:

      Ei Daniela! Não sei te informar. Acho que não tem nada assim por aqui… bjo.

  19. cristina disse:

    vcs tem o contato de quem vende essas borboletas?

    1. Bel disse:

      Ei Cristina! Só mesmo esse contato que consta no post. Nem sei se ele está atualizado…

  20. CRISTAL disse:

    Gostaria de saber se é ou não autorizado ou não este tipo de serviço para casamentos???

    1. Bel disse:

      Cristal, não temos informações de nenhum órgão oficial dizendo que sim ou não. De acordo com artigos da internet (sobre os quais não temos como atestar a veracidade) não é permitido não.

  21. Eriquices disse:

    Oi bel!! Primeira vez aqui no seu blog!
    Nossa que achado original! Amo borboletas tb. Tenho uma sintonia muito bacana com elas. Não é a toa que meu apelido desde pqno é “borboleta” e tb tenho uma tatuada nas minhas costas.
    Mais pra frente, gostaria de divulgar essa idéia no meu blog e vou te creditar lá, viu?
    Olha, adorei o seu bloguito, da forma como escreve e de suas idéias tb. Vou visitá-lo sempre qdo der.(te seguindo tb)
    Aproveito e deixo o endereço do meu blog para vc passear quando quiser. Bjitos!
    http://byeriquices.blogspot.com/

  22. Juliana disse:

    Amei a idéia! Será que eu encontro aqui em Brasília ou vou precisar caçar borboletas?

    Bjos
    Ju
    Caderninho de noiva

  23. Josie. disse:

    Pois é querida!!! Essa foi a minha frustação!!!!

    Eu ia soltar borboletas de verdade no meu casamento, ainda mais que me casei em sítio.

    Minha porta- aliança iria entrar com uma gaiolinha linda, própria para as lindas borboletas.

    Mais não deu certo.

    O Ibama não permite. na época corri atrás, fui no zoológico, e nada.

    È ilegal, usar borboletas em casamentos.
    Eles não permitiram.

    Agoram olha só o mais estranho: Não podemos comprar as borboletas para serem soltas em uma casamento ao ar livre, (e são bem caras) Porém, é legal comercializar as asas delas.

    Que ABSURDO!!! Até hoje não entendi isso….

    Ai tive que mudar de idéia, e minha porta-aliança acabou entrando com lindos balões á gás. Que foram soltos.

    Beijos.

    Ah!!! Tem desafio para você no meu blog.

    http://www.casarebom.blogspot.com

  24. No nosso segundo vídeo tivemos algo semelhante, mas retiramos a cena do provavel “vôo” das borboletas, pois não deu muito certo…. Muita cautela na hora de contratar esse tipo de serviço. Acho que considerar o horário da cerimônia é uma boa para evitar transtornos.

  25. Emilli Sousa disse:

    A-DO-REI a ideia!!!!!
    Muito boa, tbm adoro borboletas, tenho uma tauada no pé e outra nas costas…..
    Vou tentar me informar mais a respeito tbm…se souber de mais alguma coisa te falo…
    xeruu

  26. Mari disse:

    Tb tenho uma história linda com borboletas e vou tatuar a minha no sabado agora, dia 18!!

    Achei linda essa idéia!!!

    Bjs!!

  27. adorei e uma ideia mt original bjao!

  28. Karol Firmino disse:

    Nossa que lindo.. amei esse efeito das borboletas.. da um ar de liberdade mesmo!!

    beijos

  29. Gabi Soares disse:

    Também sou apaixonada por borboletas…e não é por menos que tenho 2 nas costas. Elas lembram muito meu pai, e minha infância.
    Adorei o post e essa foto… que perfeita! *-*

    Emocionei!

    http://gabisoaress.blogspot.com/

  30. é nois disse:

    Oh!!! Flor pretendo voltar vou ficar com muita saudade de vocês amo esse mundo “Blogesfera”, na verdade queria ficar com vocês, estou muito em falta mas sem net em casa fica difícil… mas volto sim, ainda vou tentar postar essa semana algumas novidades.

    Beijos

  31. Leila Fontes disse:

    Ficaria muito lindo, um casamento ao ar livre e durante o dia para que a borboletas pudessem ser vistas!!

    Bjus

  32. Amooooo muito borboletas!
    Mas, MUITO mesmooo!
    e adorei a idéia…
    vou correndo visitar esse site pra analisar os prós e contras!
    =)

  33. eu também amo borboletas, mas minha irma tem medo (acredita?) entao nao vai dar para acrescenta-las no casamento..! vao ser somente petalas mesmo.!

  34. Suzy disse:

    Nossa Bel para mim isso seria uma tortura e um risco de deixar o noivo viúvo. sofro com um trauma horrível de borboletas desde criança, tenho pânico mesmo, já fiz análise para ver se melhorava e nada…já paguei mto mico como fugir da sala de aula chorando por causa delas, e agora como professora se vejo q tem alguma por perto sempre peço para retirarem para q os alunos ñ percebam meu pavor.

    Bjus!!

  35. Sra. Mari disse:

    Ai … eu tenho uma relação com borboletas desde criança … sempre quando eu estou com algum medo, alguma duvida, encontro com uma borboleta no caminho, e isso pra mim é com um sinal de sorte e que tudo vai dar certo. Ja teve casos de que fui atropelada por borboletas que bateram em mim … eu tenho fotos, com borboletas na minha mao e no ombro … enfim … é um caso de amor. E achei lindo essa coisa de borboleta no casamento, apesar de ficar super com dó de deixar elas dentro de alguma coisa pra soltar na hora do casamento.

    Ameeeei sua tatoo … eu quero fazer uma borboleta, mas ainda nao escolhi onde fazer !

    Bjo

  36. Nani Borba disse:

    eu vi uma vez no casamento dos meus sonhos do discovery, fik muito lindo e emocionante..

  37. Arieli disse:

    Sério? Nunca ouvi falar disso… Apesar de ser bonito, é um tanto estranho, coitadas das borboletas!!

    Beijos!

  38. Marthinha disse:

    ai q lindo!!! se eu soubesse disso, tb teria feito pois eu tb amo borboletas (tb tenho uma borboleta tatuada na perna)!

    :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *