Eu amo borboletas! Elas sempre me transmitem coisas boas: transformação, melhora, beleza e liberdade. Tenho, inclusive, uma tatuada  no meu corpo.

Aí você me pergunta: e daí?

Daí que minha mãe veio me contar uma história que ouviu falar de soltarem borboletas de verdade nos casamentos. Hein?? Isso é novidade pra mim!

Lógico, fui pesquisar na internet para entender melhor. E encontrei algumas poucas coisas:

borboleta casamento

“Nos Estados Unidos é muito comum casais soltarem borboletas no dia do casamento simbolizando a vida nova. São inúmeras as empresas, que oferecem este tipo de serviço. As borboletas são criadas em fazendas para esta finalidade, “butterfly release“. O efeito é muito interessante, pois elas saem voando em volta do casal e seus convidados, e geralmente pousam no vestido da noiva contrastando suas cores vivas com o branco do vestido. Essas empresas garantem que este ritual não agride o meio-ambiente, nem prejudica a fauna, pois essas borboletas são capazes de encontrar um habitat para viverem depois que são soltas na natureza.” Tirei esse trecho desse site aqui.

Encontrei também várias pessoas indignadas dizendo que isso é crime ambiental, que faz mal para as borboletas, etc.

E por fim encontrei até um borboletário que, ao que parece, vende borboletas para esse e outros fins.

Bom, no fim das contas fiquei mais incrédula ainda. Sem dúvida que ficaria lindo um bando de borboletas fazendo parte da festa, mas só se isso fosse um espetáculo natural, sem a gente forçar, né?

No dia do meu casamento, logo após a minha entrada aconteceu uma revoada linda de pássaros. Mas só foi lindo porque foi natural (fiquei até com a sensação de ter sido uma espécie de bom presságio).

Forçar um espetáculo da natureza, além de ser cruel com as borboletas, é um espetáculo fake, sem sentido, na minha opinião.

Aqui no blog já postamos alguns casamentos em que os noivos soltaram borboletas. Clique aqui para ver.

Frufru

Créditos:

Foto: Jefferson Allan