Desde que organizei o chá de panela de uma amiga, em 2009, que estou pretendendo falar sobre esse assunto aqui. Já falamos várias vezes sobre a decoração do chá (aqui, aqui e aqui) mas ainda não havíamos falado sobre as brincadeiras!

Essa semana a Myriam me sugeriu fazer um post sobre esse assunto e lá fui eu atrás de meus arquivos antigos. Li algumas coisas que ela me mandou como sugestões, abri meus baús e montei um post enooooorme para vocês sobre brincadeiras para o chá de panela/lingerie.

Aqui você vai encontrar muitas opções de brincadeiras e prendas, mas como eu sei que vocês são criativas e vão ter mais mil ideias, deixem aqui nos comentários também!! Vamos participar e trocar ideias?

Brincadeiras

1) Bingo

Funciona como um bingo comum, mas em vez de números os jogadores marcam na cartela os presentes, conforme eles forem sendo abertos. Se for um chá de lingerie você pode escrever palavras relacionadas como calcinha, soutien, amor, pimenta, núpcias, etc.  Ganha quem completar uma coluna primeiro. Quem acerta a cartela toda ganha um brinde melhor. A duração do jogo vai depender da animação das convidadas.

2) Perguntas para o Noivo

Uma amiga fará algumas perguntas para o noivo (num momento anterior) e no momento do chá a noiva vai tentar acertar as respostas dele. Podem ser só lidas ou filmadas. No meu chá as minhas amigas filmaram, foi bem legal (o problema é ter que levar uma TV – ou note com tela bem grande para que todas consigam ver – para o local da festa).

No chá de uma amiga nós fizemos perguntas impossíveis de se acertar: qual o CPF do noivo? A que horas ele nasceu? Qual o nome do médico que fez o parto dele? Qual o tipo sanguíneo da sua sogra? Elas rendem boas piadas e a noiva paga prendas toda hora. Mas tem que ter cuidado para não ficar cansativo.

3) Batata quente

Essa todo mundo conhece, né? A diferença é que você vai colocar adereços divertidos (chapéu, óculos, touca de banho, roupas estranhas, etc) em caixas (um adereço em cada caixa). A cada rodada uma caixa é passada de mão em mão entre as convidadas, ao som de uma música. Quando a música parar, a convidada que estiver com a caixinha na mão deverá vestir/usar/passar/comer o que estiver dentro.

4) Classificados

Essa é bem engraçada e ajuda a noiva a compartilhar os micos pois todas participam! No início da festa cada convidada recebe uma folha de papel onde ela deve escrever alguma coisa da qual queira se desfazer (sapatos, carro, bicicleta, etc.) montando um anúncio de classificado com suas qualidades, estado de conservação, etc. Depois que todas tiverem feito isso peça que formem uma roda onde todas deverão ler seus anúncios substituindo o nome do produto pelo nome do noivo. É engraçadíssimo!

5) Eu nunca

Todas se sentam numa roda e recebem, cada uma,  a mesma quantidade de balas. A noiva começa dizendo uma situação que nunca viveu ou algo que nunca fez, por exemplo: “ Eu nunca pintei o cabelo”. As participantes que já pintaram o cabelo deverão comer uma bala, e assim por diante. Ao final da brincadeira, quem tiver mais balas ganha um brinde.

6) O feitiço vira contra a feiticeira

Peça às convidadas para criarem prendas para a noiva pagar e anotar num papel. Não se esqueça de informar que todos os papéizinhos devem ser assinados. A idéia é que cada uma pague o seu próprio castigo. A pessoa que escreveu que a noiva deveria dançar com a vassoura, por exemplo, é quem irá dançar!

7) Estilistas

Divida as convidadas em 3 grupos e dê a elas matéria prima para criar um look de noiva (papel higiênico, crepom, tnt, maquiagem, flores artificiais, fita crepe, tiaras, máscara de carnaval, etc). As equipes terão 20 minutos para criar um vestido. Haverá um desfile e a noiva será a jurada. A melhor equipe receberá um brinde.

8 ) Anel no bolo

Acho que essa é uma espécie de lenda, mito, superstição ou algo assim. Quem for fazer o bolo deve colocar dentro dele várias fitinhas coloridas. Uma delas tem um anelzinho na ponta (esse anelzinho vai ficar escondido dentro do bolo). Na hora de partir o bolo a noiva convida todas as amigas solteiras a escolherem uma fitinha (cada uma escolhe uma) e puxarem. Quem escolheu a fita que tem o anel na ponta será a próxima a se casar. Achei essa foto na net que ilustra a situação:

Fonte: fotolog

9) O que você faria se…

Escreva vários papéizinhos com perguntas: o que você faria se visse um travesti dando em cima do seu noivo? O que você faria se caísse na entrada da igreja? Alterne coisas boas, ruins e estranhas. Distribua as perguntas para as convidadas e um outro papel em branco onde cada uma deve responder a pergunta que recebeu. Em seguida recolha os papéis, misture tudo e redistribua novamente uma pergunta e uma resposta para cada uma. Façam uma roda e comece lendo uma pergunta. A pessoa seguinte deverá responder a pergunta com a resposta que está no papel dela, e em seguida deverá fazer sua pergunta para a próxima convidada. Vira uma confusão que pode ser bem cômica!

10) Enchendo o saco

Separe as convidadas em grupos e dê a elas uma sacolinha e uma lista de objetos variados . Todas terão 2 minutos para encontrar esses objetos entre seus pertences . Terminando o tempo, a organizadora contará quantos itens cada equipe conseguiu. A equipe vencedora ganhará brindes.

Selecione de preferência, objetos que sejam encontrados em bolsas, e no próprio corpo, por exemplo: correntinha de ouro, calculadora, caderno, lápis, folheto de mercado, nota fiscal, papel de bala, pinça, batom vermelho, meia calça, tictac rosa, etc…

11) Bingo das Bolsas

Cada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Quem tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque ítens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

12) Reconheça a história

Cada amiga que chegar escreve umasituação que aconteceu entre ela e a noiva. Uma situação que viveram juntas, uma coisa engraçada que presenciaram, etc. Os bilhetes NÃO devem ser assinados. Aí os papeizinhos são dobrados e guardados em uma caixinha. Cada amiga da noiva sorteia um papel e lê para todos. Se a noiva acertar a autora da frase a amiga paga uma prenda. Se a noiva errar, ela mesma paga a prenda. Também fizeram essa brincadeira no meu chá. Achei que ia ser fácil de acertar mas não foi não. As meninas escreveram situações que eu nem me lembrava. Foi bem legal!

13) Fotos antigas

Cada convidada deve levar uma foto bem antiga ( de preferência de quando era bebê) e a noiva vai tentar quem é quem nas fotos. Caso erre pagará uma prenda. Caso acerte a dona da foto é quem pagará a prenda. Fiz essa também para uma amiga e foi o máximo!! Ela errou quase todas e a risada era geral!

14) Livro de receitas ou álbum de recordações

Peça para cada convidada levar uma receita culinária. Todas serão coladas num caderno fofo que será entregue à noite no fim da festa. Uma lembrança linda, né? Outra versão é pedir para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada convidada cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza esse álbum será um dos presentes mais valiosos da noiva.

Foto: Scrapbook Always

Sobre as prendas:

Uma dica legal: no meu chá de lingerie as prendas estavam dentro de balões em forma de coração que ficavam pregados na parede. Quando precisávamos de uma prenda – para mim ou para uma convidada – era só estourar o balão e ler a prenda. Ah, e depois cumprí-la, claro, rsrs!

E como a gente sempre fica na dúvida de quais prendas fazer, segue uma lista de opções:

* Segurar um ovo até o final do chá de panela sem quebrar. Para ficar mais engraçado faça uma carinha no ovo com uma canetinha e lhe dê o nome do noivo. A variação dela é usar um abacaxi.

* Dançar uma música (procure uma beeem baranga)

* Morder uma maçã que estará numa vasilha cheia de água, sem usar as mãos

* Cantar uma música em outra língua

* Fazer uma declaração de amor para o noivo, usando objetos que serão mostrados em seqüência por uma amiga

* Fazer uma dança sensual em uma cadeira

* Sentar num balão que estará cheio de farinha

* Imitar uma pessoa famosa

* Dublar uma música com uma vassoura como microfone ( as da Lady Gaga são ótimas para isso)

* No meio de vários copinhos com água, coloque alguns com pinga. A noiva deve escolher qual tomar (esse castigo pode aparecer mais de uma vez)

* Cantar o hino nacional com a boca cheia de farinha (ou de biscoitos cream cracker)

* Em um prato com farinha, coloque a aliança da noiva para ela procurá-la somente com a boca. A variação dessa é esconder a aliança num prato com chantilly

* Pintar o rosto dela com batom

* Em 15 segundos falar o nome de 10 personagens de desenho animado

* Prender o cabelo de um jeito engraçado

* Declamar poesia

* Contar uma piada

* Comer três biscoitos água e sal em 3 segundos

* Chupar um limão sem fazer careta

* Dançar com a vassoura

* “Traduzir” em tempo real uma música francesa, japonêsa ou qualquer idioma que a noiva não conheça

* Em 10 segundos falar  5 nomes que se iniciem com a mesma letra do nome do noivo

* Receber papinha (pode ser qualquer comida “melequenta”) na boca de uma amiga. Mas essa amiga estará com uma venda nos olhos.

* Separar a clara da gema de um ovo

* Ler um poema de forma sensual, ou com sotaque, ou fanha

* Amarrar um barbante na cintura, e deixar um “rabinho”. Na ponta do rabinho amarrar uma caneta. Tentar colocar a caneta dentro da boca de uma garrafa sem usar as mãos

* Ao invés de tirar roupa, ir colocando várias peças, uma por cima da outra

* Em uma caixa funda, coloque farinha com água e peça para a noiva colocar a mão e no meio de vários objetos, encontrar um em específico.

Tem mais ideias ou sugestões?? Coloque aqui nos comentários para partilharmos!!!

——————————–

Fonte: Blog do casamento, Noivas on line, arquivos pessoais