Pessoal, a Flora Patrocínio nos enviou um artigo muito especial sobre as flores usadas na decoração do casamento. Leiam as dicas de quem entende do assunto e espero que gostem e se inspirem!

“Na hora dos preparativos para o casamento, a decoração é sempre um momento importante. Afinal, todo o tom das cores e das flores deve conter a personalidade e o estilo dos noivos. Além disso, as flores determinam o estilo do casamento, seja ele romântico, formal, moderno ou descontraído.

Quem vai se casar sabe que são tantos os detalhes para os preparativos da cerimônia que, às vezes, é complicado se lembrar de tudo. Os noivos precisam se preocupar com todos os detalhes da cerimônia, desde a escolha do bouquet de noivas até toda a decoração de casamento.

Uma boa dica é inspirar seu casamento/decoração com base nas cores. Para isso, escolher os tons que irão compor a cerimônia é importante para manter a harmonia da decoração. No site  Colorschemedesigner é possível verificar a paleta de cores e procurar as cores  harmoniosas para sua decoração.

Veja as melhores flores que combinam com cada cor que você gostaria de ter para seu casamento:

Casamento Lilás e Roxo:

Rosa Lilás, Lavanda, Lisianthus, Hortência, Tulipa, Íris, Orquídea, Orquídea Catléia, Orquídea Denfália, Amor Perfeito, Flor do Campo, Petúnia, Violeta, Rosa, Gérbera, Azaléia, Astromélia e Lírio

Lavanda e Lisianthus

Casamento Amarelo:

Primavera, Gérbera, Calceolária, Narciso, Rosa de Sharon, Prímula, Lírio, Rosa, Orquídea, Orquídea Cymbicium, Girassol, Dália, Calas, Antúrio, Kalanchoe, Marigold, Califórnia Poppy, Amor Perfeito e Frésia

Girassóis, gérberas, narcisos e tulipas.

Casamento Azul:

Delfinus, Hortência e Amor Perfeito

Hortênsia e Amor Perfeito

Casamento Branco:

Narciso, Gardênia, Flor de Lótus, Lírio do Amazonas, Primavera, Rosa, Astroméria Lírio, Lisianthus, Camélia, Gérbera, Hortência, Eucharist Lilly, Ornithogalum, Orquídea Faleanópolis, Antúrios, Magnólia, Gipsofila, Gloxínia, Copo de Leite, Amor Perfeito, Dália Ciclame e Frésia

Tulipas, Lírios do Vale, Gipsus, Copos de Leite e Rosas

Casamento Vermelho:

Rosa, Tulipa, Gérbera, Antúrio, Hipérico, Lírio, Astromérias, Fresia, Poinsettia (Bico de Papagaio), Camélia, Cravo, Papoula, Amor Perfeito, Açucena, Helicôneas, Primavera, Hemerocallis, Flor de Lis, Dália, Calceolária e Anêmona.

Rosas e Tulipas

Casamento Laranja:

Rosa, Tulipa, Gérbera, Antúrio, Hipérico, Lírio, Astromérias, Frésia, Poinsettia (Bico de Papagaio), Camélia, Cravo, Papoula, Amor Perfeito, Açucena, Helicôneas, Primavera, Hemerocallis, Flor de Lis, Dália, Calceolária

Gérberas e tulipas

Na hora de decidir, pense primeiro em suas flores favoritas. Se não conhece muitas, informe-se.Estão de acordo com o seu estilo, o estilo do casamento e com o tema? Elas poderão ser encontradas com facilidade na época do seu casamento?

É importante também estar ligado nas épocas do ano, utilizar flores da estação podem render boas economias e flores com um aspecto mais vivo.

As flores ideais para o inverno são: flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite,gypsophila (mosquitinho), flor de ervilha, tulipa, rosas, alstroeméria. Lupino, lírio-da-Paz, orquídea, flor-de-sino, begônia, prímula, azulzinha, amor-perfeito.

Para o outono as mais indicadas são: angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo, gypsophila (mosquitinho), rosas. hortência, flor-de-maio, azaléia, rabo-de-gato, margaridinha, begônia, bauinia, paineira, espatódea, jasmim do cabo, bico de papagaio, quaresmeira e buganvília.

Já para o verão recomenda-de: lisianthus, alstroeméria, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, Flor-de-lis, Gérbera, Amarílis, Bromélia, Bico-de-papagaio, flores e folhagens tropicais,  orquídeas phaleanopsis , lírios de todas as cores, antúrios, cravos e cravínea.

Na primavera prefira as flores: camélia, lisianthus, delphinium, alstroeméria, agapanto, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, lírio, catleya, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão.Gérbera, Violeta, Narciso, Petúnia, Bromélia,  Crisântemo

É possível encontrar rosas e orquídeas quase todo o ano, procure se informar quais as espécies dessas flores estão em alta na estação do seu casamento.

Lembre-se que essas dicas valem tanto para a decoração do casamento como para a festa de comemoração.

Existem floriculturas em BH, que fornecem assessorias e dicas relacionadas às flores e a decoração. Aproveite!

Importante: Essas cores não devem influenciar na escolha do bouquet de flores, já que ele faz parte do traje da noiva e não da decoração!

Entre em consenso com seu noivo (a) sobre qual o estilo que deve manter na decoração. Na falta de inspiração, visite uma floricultura e tire suas dúvidas.”

——

(Post por  - Blog das Flores)

( Imagens: Getty Images Brasil)