Decoração de casamento: escolha as flores

A Flora Patrocínio me enviou um artigo muito especial sobre as flores usadas na decoração do casamento. Leiam as dicas de quem entende do assunto e espero que gostem e se inspirem!

“Na hora dos preparativos para o casamento, a decoração é sempre um momento importante. Afinal, todo o tom das cores e das flores deve conter a personalidade e o estilo dos noivos. Além disso, as flores determinam o estilo do casamento, seja ele romântico, formal, moderno ou descontraído.

Quem vai se casar sabe que são tantos os detalhes para os preparativos da cerimônia que, às vezes, é complicado se lembrar de tudo. Os noivos precisam se preocupar com todos os detalhes da cerimônia, desde a escolha do bouquet de noivas até toda a decoração de casamento.

Uma boa dica é inspirar seu casamento/decoração com base nas cores. Para isso, escolher os tons que irão compor a cerimônia é importante para manter a harmonia da decoração. No site  Colorschemedesigner é possível verificar a paleta de cores e procurar as cores  harmoniosas para sua decoração.

Veja as melhores flores que combinam com cada cor que você gostaria de ter para seu casamento.

Frufru

Casamento Lilás e Roxo

Rosa Lilás, Lavanda, Lisianthus, Hortência, Tulipa, Íris, Orquídea, Orquídea Catléia, Orquídea Denfália, Amor Perfeito, Flor do Campo, Petúnia, Violeta, Rosa, Gérbera, Azaléia, Astromélia e Lírio.

Clique aqui para ver casamentos com decoração lilás!

flores casamento

Lavandas!
Foto: Javier José Sánchez Elegido

Frufru

Casamento Amarelo

Primavera, Gérbera, Calceolária, Narciso, Rosa de Sharon, Prímula, Lírio, Rosa, Orquídea, Orquídea Cymbicium, Girassol, Dália, Calas, Antúrio, Kalanchoe, Marigold, Califórnia Poppy, Amor Perfeito e Frésia.

Clique aqui para ver casamentos com decoração amarela!

flores casamento

Lírio.
Foto: Isabele de Araujo

Frufru

Casamento Azul

Delfinus, Hortência e Amor Perfeito.

Clique aqui para ver casamentos com decoração azul!

flores casamento

Hortênsias.
Foto: Thomas Heins

Frufru

Casamento Branco

Narciso, Gardênia, Flor de Lótus, Lírio do Amazonas, Primavera, Rosa, Astroméria Lírio, Lisianthus, Camélia, Gérbera, Hortência, Eucharist Lilly, Ornithogalum, Orquídea Faleanópolis, Antúrios, Magnólia, Gipsofila, Gloxínia, Copo de Leite, Amor Perfeito, Dália Ciclame e Frésia.

Clique aqui para ver casamentos com decoração branca!

flores casamento

Tulipas.
Foto: Ton Drijfhamer

Frufru

Casamento Vermelho

Rosa, Tulipa, Gérbera, Antúrio, Hipérico, Lírio, Astromérias, Fresia, Poinsettia (Bico de Papagaio), Camélia, Cravo, Papoula, Amor Perfeito, Açucena, Helicôneas, Primavera, Hemerocallis, Flor de Lis, Dália, Calceolária e Anêmona.

Clique aqui para ver casamentos com decoração vermelha!

Flores casamento

Rosas.
Foto: Verončiči Drobec

Frufru

Casamento Laranja

Rosa, Tulipa, Gérbera, Antúrio, Hipérico, Lírio, Astromérias, Frésia, Poinsettia (Bico de Papagaio), Camélia, Cravo, Papoula, Amor Perfeito, Açucena, Helicôneas, Primavera, Hemerocallis, Flor de Lis, Dália, Calceolária.

Clique aqui para ver casamentos com decoração laranja!

flores casamento

Gérberas
Foto: Greg Kirkpatrick

Frufru

Na hora de decidir, pense primeiro em suas flores favoritas. Se não conhece muitas, informe-se. Estão de acordo com o seu estilo, o estilo do casamento e com o tema? Elas poderão ser encontradas com facilidade na época do seu casamento? Essas são perguntas importantes.

É importante também estar ligado nas épocas do ano, utilizar flores da estação podem render boas economias e flores com um aspecto mais vivo.

  • As flores ideais para o inverno são: flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite,gypsophila (mosquitinho), flor de ervilha, tulipa, rosas, alstroeméria. Lupino, lírio-da-Paz, orquídea, flor-de-sino, begônia, prímula, azulzinha, amor-perfeito.

 

  • Para o outono as mais indicadas são: angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo, gypsophila (mosquitinho), rosas. hortência, flor-de-maio, azaléia, rabo-de-gato, margaridinha, begônia, bauinia, paineira, espatódea, jasmim do cabo, bico de papagaio, quaresmeira e buganvília.

 

  • Já para o verão recomenda-de: lisianthus, alstroeméria, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, Flor-de-lis, Gérbera, Amarílis, Bromélia, Bico-de-papagaio, flores e folhagens tropicais,  orquídeas phaleanopsis , lírios de todas as cores, antúrios, cravos e cravínea.

 

  • Na primavera prefira as flores: camélia, lisianthus, delphinium, alstroeméria, agapanto, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, lírio, catleya, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão.Gérbera, Violeta, Narciso, Petúnia, Bromélia,  Crisântemo

 

É possível encontrar rosas e orquídeas quase todo o ano, procure se informar quais as espécies dessas flores estão em alta na estação do seu casamento.

Lembre-se que essas dicas valem tanto para a decoração do casamento como para a festa de comemoração.

Existem floriculturas em BH, que fornecem assessorias e dicas relacionadas às flores e a decoração. Aproveite!

Importante: Essas cores não devem influenciar na escolha do bouquet de flores, já que ele faz parte do traje da noiva e não da decoração!

Entre em consenso com seu noivo (a) sobre qual o estilo vocês devem manter na decoração. Na falta de inspiração, visite uma floricultura e tire suas dúvidas.”

Frufru

Créditos:

Post por  – Blog das Flores

29 Comentários

  1. Valdirene Furtuoso disse:

    Vou me casar 07 de dezembro, e as minhas toalhas são adamascada verde musgo, estou com dificuldade em escolher os arranjo, pensei em arranjos alto de lirios. Lí que os lirios tem um perfume acentuado e pode encomodar os convidados, e tem a questação do valor, não sei se será muito caro e acabei ficando sem opções com está cor de decoração, pode me ajudar? estou em pânico, preciso de dicas. Grata Valdirene.

  2. Thays disse:

    Vou me fazer em julho de 2014 e gostaria de usar girassóis será que e difícil encontrar?

    1. Isabella disse:

      Olá Thays!
      Acho que você consegue encontrar sim. Mas seria bom você perguntar pro seu decorador se não fica mais caro por estar “em falta” ae elas vão durar.. essas coisas, e em alguma floricultura tb, pra ter certeza.
      Abs

  3. Andreza disse:

    Vou me casar em Julho 2014,gostaria de uma decoração com folhas secas. Gostaria que me dessem dicas de decoração. Obrigada. Andreza

    1. denize disse:

      eu trabalho com decoração, foto video vc está precisando de algo assim? meuemailé jdproducoes@hotmail.com fone 1128661180

  4. Thayrine disse:

    Vou me casar em novembro e escolhi meu tema com a flor amor perfeito, as cores do tema são azul lilas rosa e branco. Queria uma dica sobre em que cor devo usar em toalhas de mesa. Posso estar intercalando as cores ou faço todas as toalhas de uma cor só? Obrigada!

    1. ML disse:

      Oi Thayrine! Tudo bem? Acho que tudo dependerá muito do clima que você quer dar ao ambiente. Com toalhas brancas, vai ficar bem clean. Com toalhas rosas ou lilás (eu apenas tomaria cuidado com o tom certo de rosa/lilás), pode ficar mais feminino e meigo. Com toalhas azuis, pode ficar mais delicado. Mas acho que a melhor opinião que eu posso te dar nesse caso é: converse com sua/seu decorador/a, troque ideias, peça a opinião dela/dele. Tenho certeza que ela/ele terá a melhor solução pra você. Beijos, Myriam.

  5. flavyane disse:

    A decoraçao do meu casamento pode ser com gerberas coloridas ou devo escolher so um tom? se eu fizer com elas colorias que cor colocaria as toalhas da mesa?

    1. Bel disse:

      Olá Flavyane! Você pode usar gérberas coloridas sim. E pode escolher um tom para as toalhas que case com a paleta de cores das gérberas escolhidas. Verifique com seu (sua) decorador (a) qual combinação ficará legal e te agradará mais. Abs.

  6. gostaria de receber em meu e-mail arranjos e dicas de decoraçeos,para casamentos ,15 anos e bodas de pratas.

  7. Alessandra disse:

    Olá! Vou me casar em Outubro 2014 e escolhi copo de leite para a decoração, é fácil de eu achar?

  8. Rosiane disse:

    Oi vou me casar em Abril 2014 a cor das toalhas de mesas é verde que tipo de flores posso usar para decoração.

  9. Mirela disse:

    Olá, gostaria de saber vou me casar em setembro do ano que vem e que flores são mais baratas nesta época. Ainda estou em dúvida na cor vermelho e branco ou rosa e branco. Obrigada Mirela

  10. Janeslaine disse:

    irei me casar em dezembro, gostaria de realizar a decoraçao na cor rosa e branco e cores com verde.
    qual a dica melhor para nao gastar muito ou as flores que poderia usar nessas cores?
    Obrigada Janes

  11. junia disse:

    Vou me casar em setembro 2013, amo a cor laranja e amarelo, consigo flores baratas nesse ton na epoca do meu casamento? me ajude, preciso de dicas. Obrigada Junia

  12. INÊS disse:

    Olá, adorei todos os comentários, todos de alguma forma tornam-se úteis.Gostaria de uma opinião..vou me casar em fevereiro, pretendo usar gérberas com margaridas, ainda ñ decidi a cor nem das flores nem da decoração, afinal uma depende da outra, na minha opinião, mas a minha dúvida é a seguinte, Será que posso usar essas flores sem me preocupar? fico em duvida em virtude da época do ano…se puderem me ajudar com algumas dicas eu fico muito feliz.. beijos!

  13. Mila disse:

    Me caso em dezembro e ainda estou em dúvida quanto à decoração!! O casamento será à noite e eu já decidi que o meu bouquet será de orquídeas brancas. Sempre sonhei com uma decoração de flores brancas (acho sofisticado); mas ultimamente, tenho me encantado com flores rosa também! Preciso de uma opinião de vocês… Ah e também queria dicas de combinação de flores. Gosto de lírios, rosas, lisiantus dobrados, astromélias, boca de leão… Por mim usaria todas elas; mas tenho medo que fique exagerado. Existe alguma regrinha quanto a quantidade ideal de tipos de flores que devem ser usadas na decoração?? Desde já, agradeço pela atenção!

    1. Bel disse:

      Ei Mila!!
      Para detalhes tão específicos de decoração o ideal é que você bata um papo com seu/sua decorador (a). Vc já tem um? Com certeza ele saberá te orientar melhor pois muitas variáveis tem que ser levadas em conta nessa decisão: clima, horário, local, etc… Abraços!

  14. marcela disse:

    Amei td!! Parabéns!!! Estou pensando numa decoração rosa, o que acha? Quais flores poderia usar?…se puder colocar fotos, vou agradecer ainda mais!!! Parabéns pelas dicas, demais!!!

    1. ML disse:

      Oi, Marcela! Você viu este nosso post sobre decoração rosa? http://casandoembh.com.br/decoracao-de-casamento-rosa/ Nesse tipo de decoração, você pode misturar vários tons de rosa e também flores brancas, que fica lindo. Indico rosas, lisianthus, boca de leão, tulipas, astromélias, lírios, callas… mas converse com sua decoradora que ela certamente terá ótimas ideias pra te dar! Beijos!

  15. Ivanilsa de Oliveira disse:

    Adorei a dica!
    Eu amo branco e verde, por isso, minha decoração já está resolvida!
    Também já escolhi as flores que mais gosto, mas não tem como combinar todas, então vou começar a etapa de cortar as menos lindas!! hehehe…
    Aqui só me sinto mais motivada!
    Obrigada meninas.

    Abraço.

  16. Barbara disse:

    Ainda estou começando a olhar a decoração da minha recepção, gostaria de sabe qual o custo médio em Bh. Adorei a a matéria. Conto com vcs…

  17. Adoooorei esse post
    Parabénss!!
    Faltando poucos meses pro meu casamentoo, já acertei que terá flores em todos os tons de vermelho que uma floricultura pode ter!!! hehehehehe
    Ai vai ficar lindo, espero eu.
    Esse post fez eu reverer pequenos detalhes importantes, agradeçoo muito!

  18. Que bom que você gostou do conteúdo!
    Agradeça as meninas por disponibilizarem o espaço para essa maravilhosa troca de informação!

  19. Também adorei o post!
    E eu estava pensando… tenho vontade de fazer o casamento com flores vermelhas, muitas rosas… mas tenho medo de ficar meio breguinha… tipo, romântico demais! rsrs.
    Esse medo procede?!! rsrs.

    1. Bel disse:

      Clarissa, esse medo não procede. Você pode conseguir decorações belíssimas com rosas vermelhas!! Tudo depende da harmonia que você fará com os móveis, as outras flores e os detalhes. Converse com sua decoradora que poderá te orientar melhor em suas escolhas. Bjos!!

  20. Patricia Gomes disse:

    Que post perfeito!
    Ameeeeeeeeeeeeei!

    O que seria a minha vida de noiva sem vcs?! rsrsrs…
    Adoro!

    1. Que bom que você gostou. Mérito das meninas que possuem esse espaço maravilhoso e primordial para as noivas.

  21. Cherlen disse:

    Otimas dicas… adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *