Liturgia de casamento

Hoje venho disponibilizar para vocês a liturgia utilizada em meu casamento, para quem deseja realizar uma cerimônia mais personalizada. Ela foi escrita por minha madrinha (freira), por meu noivo e  por mim, e está dentro das regras litúrgicas da Igreja Católica (para casamentos evangélicos, quem quiser, pode adaptar).
Espero que possa ser útil a quem quiser. Lembrem-se sempre de avisar o seu celebrante e o pároco da igreja onde você vai se casar sobre uma liturgia diferenciada que vocês usarão (como essa).
Para modificações neste ritual abaixo, consulte um sacerdote.
Ah! O tempo de duração  deste ritual abaixo é no mínimo uma hora, com as entradas e músicas.

liturgia casamento

LITURGIA PERSONALIZADA DE CASAMENTO

de acordo com regras litúrgicas da Igreja Católica

Comentarista: Boa noite, meus irmãos e minhas irmãs. Sejam todos bem-vindos para esta celebração de testemunho e de confirmação do amor. Amar é experimentar a plenitude do bem, um êxtase divino e humano, onde  a terra e o céu formam um paraíso sem contradições. Impulsionados pela necessidade de companhia e amor colocada no coração do homem e pela bondade de Deus, ______ e ______ se encontraram um dia, e um novo horizonte se abriu para eles. Experimentaram momentos alegres e horas difíceis, mas principalmente, confiaram no dom do amor de Cristo. Decidiram fundar um novo lar e pedem, hoje, que esse novo lar seja consagrado pelo Sacramento do Matrimônio. Estamos aqui para testemunhar que o amor é presente; é Deus se manifestando de forma humana e concreta. Nós, seus parentes e amigos, reunimo-nos na presença de Deus e pedimos ao Senhor que abençoe esse amor, tornando-o fonte de vida. Recebamos o ______, que presidirá oficialmente em nome da Igreja este momento, e em seguida, daremos início à celebração.

frufru

RITO DE ENTRADA

(entradas)

Oficiante: Eu vos acolho e vos saúdo, caros noivos e toda esta assembléia de familiares, irmãos e amigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Oficiante: Que o amor, a paz e a alegria do Pai, a graça de Cristo, e a unidade do Espírito Santo estejam sempre com vocês.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oficiante: Oremos (Pausa) Ó Deus, que desde o princípio santificastes misteriosamente a união conjugal para prefigurar no casamento o mistério de Cristo e da Igreja, dai a _____e _____ realizar em suas vidas este grande sacramento. Concedei-lhes crescer na caridade e ser um para o outro e para o mundo um sinal de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

frufru

RITO DA PALAVRA

Comentarista: Unidos e unidas a _____ e _____, ouviremos com atenção a Palavra que Deus hoje nos dirige. O amor é a força e a felicidade dos casais. E onde há amor, Deus aí está. A leitura da primeira carta de São João será proclamada por _____.

frufru

LEITURA (1 Jo 4, 7-12)

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é Amor.
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. –  Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

 

frufru

SALMO DE RESPOSTA

–   Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Todos: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
– Feliz és tu, se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem!
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor da tua mesa.
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida!
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

Comentarista: Cristo nos fala do mandamento do amor. De pé, aclamemos a palavra de Deus!

frufru

ACLAMAÇÂO AO EVANGELHO

frufru

EVANGELHO (Jo 15, 9-12)

Oficiante: O senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Oficiante: Proclamação do Evangelho de + Jesus Cristo escrito por João.
Todos: Glória a vós, Senhor.
Oficiante: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no Seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.” – Palavra da Salvação.
Todos: Glória a Vós, Senhor!

(Homilia)

frufru

RITO SACRAMENTAL

Comentarista: Para tudo há um tempo, mas quem ama faz a hora acontecer, constrói a vida e faz dela uma escola para o aprendizado cotidiano do amor. Agora, _____ e _____ diante de Deus e da comunidade, celebram o amor e o selam com a graça e o sinal da fé.
Oficiante: Caros noivos, _____ e _____, aqui viestes para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, o vosso amor seja marcado por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor. Já vos tendo consagrado pelo batismo, Cristo vai enriquecer-vos e fortalecer-vos agora com o sacramento do matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro e possais assumir vossos deveres.

frufru

DIÁLOGO COM OS NOIVOS

Oficiante: _____ e _____, viestes aqui para unir-vos em matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: é de livre e espontânea vontade que o fazeis?
Noivos: Sim!
Oficiante: Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?
Noivos: Sim!
Oficiante: Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os no amor de Cristo e da Igreja?
Noivos: Sim!

frufru

CONSENTIMENTO

Oficiante: Para manifestar o vosso consentimento diante de Deus e da Igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita.
Noivo: Eu, _____, te recebo, _____, por minha esposa, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.
Noiva: Eu, _____, te recebo _____, por meu esposo, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.
Neo-casados: Vivendo com seriedade o amor, no respeito mútuo e na procura de uma vida plena para nós e para aqueles que estiverem sob nossa responsabilidade, esperamos de Deus a proteção; da Igreja o estímulo; e da família e dos amigos a solidariedade.
Oficiante: Deus confirme e abençoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja. Que ninguém separe o que Deus uniu!
Todos: Que Deus, por seu Espírito, vos conserve _____ e _____ sempre unidos no amor!
Oficiante: Bendigamos ao Senhor!
Todos: Graças a Deus!

frufru

BÊNÇÂO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

Comentarista: O amor desconhece os limites da expressão. É criativo por natureza. Por isso, cria símbolos que vão além da capacidade e interpretação das palavras. As alianças que agora serão abençoadas traduzem e expressam para _____ e _____ o compromisso recíproco de fidelidade e ajuda mútua.
Oficiante: A nossa proteção está no nome do Senhor
Todos: Que fez o céu e a terra!
Oficiante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
Oficiante: Ó Deus, que fizestes várias alianças com os homens através de Noé, Abraão, Moisés, prometendo-lhes proteção carinhosa e dando-lhes a missão de formar, no vosso amor, o vosso povo, para o nascimento do vosso Filho Jesus Cristo, abençoai + agora estas alianças que _____ e _____ vão usar. Fazei que elas sejam o sinal da promessa mútua de proteção, fidelidade, amor, e uma lembrança contínua da missão que receberam de Vós: preparar um ambiente humano e cheio de amor para testemunhar a vossa presença no mundo. Por Cristo, Nosso Senhor. +
Todos: Amém.
Marido (depois de beijar a aliança): _____, receba esta aliança, em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Esposa (depois de beijar a aliança): _____, receba esta aliança, em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

frufru

ORAÇÂO DA ASSEMBLÉIA

Oficiante: Irmãos e irmãs, Cristo prometeu atender-nos quando estivermos unidos no amor e na fé. Façamos neste momento nossas preces por este novo casal, pela nova família que vão constituir, pelos casais aqui presentes e por todos nós.
– Pelo casal_____ e _____, para que o Senhor conceda largamente um amor fiel e amadurecido na alegria e na dor, e que possam andar sempre no amor, na fé e na esperança, rezemos.
Todos: Senhor, atendei a nossa prece.
– Para que possam sempre vencer as dificuldades, colocando Deus como centro de suas vidas, rezemos.
–  Para que estejam sempre abertos aos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados, rezemos.
– Por todos os casais e todas as famílias aqui presentes, para que sejam verdadeiras comunidades de amor e vida, rezemos.
– Para que a celebração deste matrimônio nos leve a acreditar na força do amor que é eterno, porque vem de Deus, rezemos.
– Pelos doentes, por todos os que sofrem, pelos idosos, pelos abandonados, e pelos marginalizados de nossa sociedade, para que se sintam acolhidos e amados pelos casais e famílias cristãos, rezemos.
– Pelos amigos ausentes e parentes falecidos, em especial por ______, para que participem da eterna aliança, rezemos ao Senhor.
– Por todos aqui presentes, em especial pelo aniversário de _____, para que tenham amor e vida em abundância.
Oficiante: Ouvi Senhor, as nossas preces. Ajudai-nos a vos louvar na alegria, a vos procurar nos momentos tristes e sentir vossa presença em nossa vida de trabalho. Concedei a _____ e _____ a felicidade de se amarem por toda a vida. Isso vos pedimos por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

frufru

COMUNHÂO DOS RECÉM-CASADOS

Oficiante: Pelo matrimônio, _____ e _____se unem formando um novo lar. A Oração da unidade também nos une como irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Rezemos juntos:
Todos: Pai nosso…
Oficiante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém.
Oficiante: Felizes os convidados para a ceia do Senhor.
Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a).

(comunhão dos recém-casados)

Oficiante: Oremos – Tendo participado da vossa mesa, nós vos pedimos, ó Deus, que _____ e _____, unidos em matrimônio, sempre vos sigam e anunciem a todos vosso nome. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

frufru

BÊNÇÂO NUPCIAL

Oficiante: Irmãos e irmãs em Cristo, roguemos a Deus que derrame suas bênçãos sobre _____ e _____ unidos no Cristo, tornando-os um só coração pela caridade! (silêncio)
Comentarista: Este é o momento da bênção nupcial. O padre, os pais dos esposos e seus padrinhos vão estender sobre eles a mão direita. Esse é um gesto que significa bênção e proteção sobre o amor e a vida deste novo casal.
(pais e padrinhos estendem sobre os noivos a mão direita. Os neo-casados se ajoelham)
Oficiante: Ó Deus, que criando o ser humano à vossa imagem, homem e mulher os criastes para que, unidos num só coração e numa só carne, cumprissem na terra sua missão. Abençoai agora estes vossos filhos _____ e _____, que pelo sacramento do matrimônio, comuniquem um ao outro os dons do vosso amor, e, sendo um para o outro e ambos para o mundo um sinal de vossa presença, se tornem um só coração e uma só alma. Dignai-vos derramar vossas bênçãos sobre esta vossa filha _____, para que aqueça o lar com sua ternura e o adorne com sua graça, e sobre este vosso filho _____, para que fortaleça e sustente o lar com solicitude, fidelidade, força e carinho. Enfim, nós vos pedimos, ó Pai, que estes vossos filhos _____ e _____ permaneçam firmes na fé e perseverantes no amor, que os conserve fiéis um ao outro e que, animados pela força do Evangelho, sejam verdadeiras testemunhas de Cristo, vivam uma vida longa e feliz e alcancem o reino do céu. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!

frufru

RITOS FINAIS

Oficiante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Oficiante: Que Deus nosso Pai vos conserve no vosso amor, para que a paz de Cristo habite em vós e permaneça em vossa casa!
Todos: Amém!
Oficiante: Jesus, que assistiu às bodas de Caná, derrame suas bênçãos sobre vós e vossos parentes e amigos!
Todos: Amém!
Oficiante: Que o Espírito Santo derrame, sem cessar, a caridade em vossos corações! Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão agradecidos na casa do Pai!
Todos: Amém!
Oficiante: E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo!
Todos: Amém!
Oficiante: Glorificai a Deus com vossas vidas! Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!
Todos: Graças a Deus!

– assinaturas e saídas.

 

Frufru

28 Comentários

  1. Sou,juiz paz,gostei muito,fantástico,parabéns.

  2. MPC & JAN disse:

    Nossa amei…Parabéns,é excelentes trabalhos como esse que ajudam os noivos q merecem todo reconhecimento…esse site sim merece milhões de visualizações,parabéns pelo maravilhoso trabalho…Comentário belíssimo,palavras de quem entende hê…

  3. Caroline Nunes disse:

    Lindo lindo… Reconheço o valor q a missa tem e é mto importante para mim o meu casamento ser celebrado dentro dela. A minha dúvida é com relação ao ato penitencial e o Glória, eles foram suprimidos ou vc q não os colocou aqui?

    1. Bel disse:

      Ei Caroline, tudo bem? Como a My não está mais no blog, ela provavelmente não verá seu recado. Sugiro que mande um e-mail pra ela, quem sabe ela não pode te orientar melhor? bjos, Bel (myriam_leticia@yahoo.com.br)

  4. Luana disse:

    Adorei teria como enviar para o meu email???

    1. ML disse:

      Luana, infelizmente não tenho mais esse arquivo, só o disponibilizei aqui pra vcs mesmo… Espero que ajude! Abraços!

  5. Simone Cardoso da SIlva disse:

    Adorei.
    Tem como enviar pro meu e-mail?
    Ficarei muito agradecida.
    Bjs.

  6. Gabriel de Paula disse:

    Tem como me mandar por email esse ritual?

    1. Bel disse:

      Ei Gabriel! mande um e-mail pra gente! faleconosco@casandoembh.com.br. Abraços!

  7. Érico Ferreira disse:

    Gostei deste modelo de celebração, sou agentes da pastoral familiar na cidade de Concórdia SC e participo de uma equipe de liturgia que faz as celebrações de casamento, (tudo voluntário), dificilmente temos um final de semana sem participar de pelo menos um casamento, estamos usando um modelo de celebração a bastante tempo e eu estava procurando alguma coisa nova para reciclar as nossas celebrações, o modelo que você disponibilizou vai nos ajudar bastante.
    Felicidades no seu casamento e que Deus ilumine vocês e sua família.

    Érico Ferreira

  8. Vanuza Alves disse:

    Gostei muito, gostaria de saber se pode mim ajudar no roteiro do meu casamento mim da algumas ideias pois no meu são 12 crianças . Obrigada.

  9. Raimunda salles disse:

    Boa noite gostaria de saber se vc tem como me ajuda no roteito da entrada da igreja .. pois gostei muito da sua liturgia..

    1. ML disse:

      Oi Raimunda, me escreva pra eu saber como posso te ajudar: ml@casandoembh.com.br Beijos!

  10. Tatiana & Clóvis. disse:

    Maravilhoso, me ajudou muito na organização da celebração!!! Muito obrigada…

  11. Soane Neres dos Santos disse:

    Bom depois de um bom tempo,hoje sou eu que unida com a Graça Divina estou concretizando o nosso sonho ,né Senhor?Nosso, porque durante todo esse tempo sei que ele sonhou comigo e agradeço a vocês por compartilhar conosco essa linda celebração,Felicidades a vocês e que DEUS vos abençoe hoje e sempre!

  12. Jociane disse:

    Amei, ficou lindo, muito mais que eu pensava.Parabéns

  13. Priscila Nascimento disse:

    Muito bonito esse cerimonial, parabéns! Quanto tempo durou essa cerimonia?

    1. ML disse:

      Oi Priscila! Durou uma hora! Essa cerimonia foi uma missa com eucaristia! Mas vc pode adaptar se quiser. Beijos!

      1. Isabelle disse:

        Linda celebração :) podia postar sua trilha sonora da missa tambem, to tão perdida em que momentos e o que usar…aclamação do evangelho..fundo musical do consentimento etc

  14. jane guedes disse:

    OLHA AMEI ESTA CELEBRAÇÃO VOU COPIAS POIS ESTOU PREPARANDO BODAS DE TRINTA ANOS E VOU USAR PARTIR DA SUA CERIMONIA, CLARO OS MEUS TAMBEM SAO CATOLICOS VAI FACAR LEGAL.

  15. ANTONIO ROMILDO (testemunho qualificado p/ omatrimónio) disse:

    Muito bem preparado, quem dera pudéssemos ter sempre pessoas bem preparadas para organizar momentos tão importantes em nossas vidas.

  16. THAIS disse:

    MEUS PARABÉNS LINDO(ESPAÇO DETALHES CEROMINAL)

  17. Parabéns pelo casamento, bem legal.

  18. Elisabete disse:

    Parabéns pela bela celebração e obrigada por compartilhar sua experiência. Desejo uma vida longa e repleta de muita felicidade.

  19. […] ela foi preparada por nós com muito carinho, essa parte era muito importante pra gente. (vide o missal, que preparamos de cabo a rabo!) Na hora das alianças, meu priminho levou nosso bauzinho […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *