Há algum tempo, vem sendo usada a feliz idéia de trazer junto ao bouquet, como homenagem, a foto de um ente querido (geralmente alguém que já morreu) ou uma jóia de família.

Chamamos esses objetos homenageadores de relicários. Segundo o dicionário, relicário pode ser um cofre, uma medalha, uma bolsinha, um pingente, qualquer objeto onde se guarde RELÍQUIAS.

E é essa a idéia do “relicário” que vem junto ao bouquet da noiva: ser algo que guarde um significado profundo e real, geralmente ligado a alguém da família (um sentimento sincero é uma relíquia! Raízes de família também são relíquias). Esses objetos podem vir (ou não) com a foto de alguém especial. Não é lindo?

A idéia de escrever esse post surgiu porque tenho sido perguntada sobre o relicário que usei em meu bouquet. A Bel também é muito perguntada sobre o camafeu que usou em seu bouquet. Se vocês não se recordam, podem ver o meu post e o post dela sobre eles!

Em BH, o meu relicário foi alugado na Márcia Marquez. Vejam, é uma jóia em modelo aberto (como um broche), com um local para a foto da pessoa querida:

Relicário by Márcia Marquez da noiva Myriam Letícia

foto: Jivago Sales

Já a Bel usou um camafeu em seu lindo bouquet de trigo. Esse camafeu era uma jóia de família e foi presente da avó do marido (pertenceu à mãe dela, bisavó do noivo):

Camafeu da Bel Ornelas

foto: Alessandro Bastos

Um modelo que tem sido muito usado também é aquele que geralmente é usado em pingentes de pescoço, que se abre e fecha, e tem lugar pra duas fotos.

fotos: Cristina Lima

fonte das fotos: internet

foto: La Partie Events

Na foto abaixo, a noiva não usou o relicário no bouquet, mas levou-o no seu pescoço mesmo.

fotos: Aline Machado

Você pode usar o antigo acessório da sua mãe ou da sua avó, ou comprar um especialmente pra você.

Na ETSY, você encontra alguns modelos lindos, completamente retrô! Na ELO7, você também pode encontrar coisas bacanas, com a vantagem que a etsy é do exterior e a elo7 é do Brasil. Tem também alguns relicários e camafeus estilo vintage no Brechó a Rigor!

No site Caterina foi passear você também encontra!

Em BH, você pode procurar pelos fornecedores de acessórios para noivas que estão em nosso Guia de Serviços ou mesmo na tradicional Galeria do Ouvidor.