Relicários: um toque cheio de significado

Há algum tempo, vem sendo usada a feliz idéia de trazer junto ao bouquet, como homenagem, a foto de um ente querido (geralmente alguém que já morreu) ou uma jóia de família.

Chamamos esses objetos homenageadores de relicários. Segundo o dicionário, relicário pode ser um cofre, uma medalha, uma bolsinha, um pingente, qualquer objeto onde se guarde RELÍQUIAS.

E é essa a idéia do “relicário” que vem junto ao bouquet da noiva: ser algo que guarde um significado profundo e real, geralmente ligado a alguém da família (um sentimento sincero é uma relíquia! Raízes de família também são relíquias). Esses objetos podem vir (ou não) com a foto de alguém especial. Não é lindo?

A idéia de escrever esse post surgiu porque tenho sido perguntada sobre o relicário que usei em meu bouquet. A Bel também é muito perguntada sobre o camafeu que usou em seu bouquet. Se vocês não se recordam, podem ver o meu post e o post dela sobre eles!

Em BH, o meu relicário foi alugado na Márcia Marquez. Vejam, é uma jóia em modelo aberto (como um broche), com um local para a foto da pessoa querida:

Relicário by Márcia Marquez da noiva Myriam Letícia

foto: Jivago Sales

Já a Bel usou um camafeu em seu lindo bouquet de trigo. Esse camafeu era uma jóia de família e foi presente da avó do marido (pertenceu à mãe dela, bisavó do noivo):

Camafeu da Bel Ornelas

foto: Alessandro Bastos

Um modelo que tem sido muito usado também é aquele que geralmente é usado em pingentes de pescoço, que se abre e fecha, e tem lugar pra duas fotos.

fotos: Cristina Lima

fonte das fotos: internet

foto: La Partie Events

Na foto abaixo, a noiva não usou o relicário no bouquet, mas levou-o no seu pescoço mesmo.

fotos: Aline Machado

Você pode usar o antigo acessório da sua mãe ou da sua avó, ou comprar um especialmente pra você.

Na ETSY, você encontra alguns modelos lindos, completamente retrô! Na ELO7, você também pode encontrar coisas bacanas, com a vantagem que a etsy é do exterior e a elo7 é do Brasil. Tem também alguns relicários e camafeus estilo vintage no Brechó a Rigor!

No site Caterina foi passear você também encontra!

Em BH, você pode procurar pelos fornecedores de acessórios para noivas que estão em nosso Guia de Serviços ou mesmo na tradicional Galeria do Ouvidor.

14 Comentários

  1. Soraia disse:

    Boa tarde!

    Vou casar em fevereiro e preciso saber como faço para adquirir um relicário, quero colocar no bouque e a homengem será para o meu pai já falecido.

    Aguardo contato.

    1. Isabella disse:

      Olá Soraia!
      Você pode encontrar os relicários nos sites mencionados no post:
      http://www.etsy.com/search/handmade?ref=auto&q=reliquary
      http://www.elo7.com.br/lista/
      http://brechoarigor.tanlup.com/category/9530/colares
      http://caterinafoipassear.tanlup.com/
      Você pode encontrar na galeria do ouvidor tb.
      Bjos!

      1. ML disse:

        Soraia, você também encontra um lindo relicário pra alugar lá na Márcia Marquez!!

        NA Elo7 você também encontra vários : http://www.elo7.com.br/lista/relic%C3%A1rio-para-foto

        Beijos!

  2. Vanessa disse:

    Oi meninas, tudo bem? Preciso de ajuda! Andei por toda galeria do ouvidor e não encontrei relicário para que eu possa usa-lo no meu terço. Digo, encontrei um, mas muito pequeno, a foto nem apareceria. Vocês sabem com quem eu possa entrar em contato para fazer um terço com relicário (este no lugar da imagem santa)? Obrigada..bjos

  3. Olá meninas, eu vi a matéria sobre os relicários nos buquês e achei super original, também uma maneira muito especial para homenagear as pessoas importantes. Gostaria de divulgar nosso site, temos vários modelos de relicários, anunciado no setor de pingente no nosso site.
    Formatos de coração, oval, redondo, etc. Beijos a todas! Obrigada Carolina – Eu Amo Prata

  4. Andreya Alves disse:

    Nenhum dos links de indicação estão funcionando, só do Elo 7…. =/

    1. Bel disse:

      Ei Andreya!! Um dos sites não estava mais funcionando, já corrigimos o link. Os demais estão ok! Bjo.

  5. […] colocando a foto dele num relicário em seu bouquet (lembram que já falei sobre relicários aqui uma vez?). Ela entrou sozinha, mas obviamente o pai estava presente, de uma forma super carinhosa e […]

  6. promo codes disse:

    Eu posso verdadeiramente dizer que eu nunca li tanta informação útil sobre Relicarios e camafeus | Casando em BH – Blog sobre casamento em Belo Horizonte-MG. Quero expressar minha gratidão ao webmaster do casandoembh.com.br.

  7. Anônimo disse:

    […] Muitas noivas gostam de homenagear suas mamães ou vovós durante o ritual do casamento. Eu já contei uma forma especial de realizar isso, no post sobre relicários. […]

  8. Elaine disse:

    Linda ideia… os q colocaram nos buquês de vcs são maravilhosos… estou aqui pensando em algo… vamos ver se dá certo. Depois conto ;)
    Beijosss

    http://www.momentoscodificados.blogspot.com

  9. Valentina disse:

    Meninas, queria mandar fotos do meu bouquet para vocês postarem. Eu coloquei um escapulário nele. Para onde mando? Bjo

    1. Myriam disse:

      Querida, pode mandar pro faleconosco@casandoembh.com.br , vamos adorar! Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *