5 ritos para fazer na cerimônia de casamento

Essa semana quero contar para vocês alguns rituais alternativos que podem ser realizados em cerimônias de casamento não religiosas.

Outro dia falei aqui no blog sobre a cerimônia do vinho e me dei conta de que eu explorei muito pouco esse tema por aqui.

Fui pesquisar o assunto e encontrei algumas celebrações bem simbólicas e emocionantes, que podem inspirar vocês!

Os celebrantes, em geral, já costumam indicar para vocês algumas dessas celebrações, mas nada impede que vocês é que cheguem com essa proposta para eles, né?

Frufru

1. Cerimônia das areias

Nessa cerimônia o casal mistura o conteúdo de dois potes de areia em um só. Seguindo as orientações do celebrante, primeiro a noiva despeja todo o conteúdo do seu vidro de areia num vidro maior e é seguida pelo noivo, que faz o mesmo.
A areia pode ser colorida (para o vaso ficar mais bonito), ou não.

Todo o processo é acompanhado por belas palavras ditas pelo celebrante simbolizando a mistura dos grãos de areia como a vida do casal, que a partir daquele momento também se torna impossível de ser separada.

Mas existe uma outra forma de realizar a cerimônia das areias. Cada casal de padrinhos fica com uma areia de uma cor, e na hora da celebração cada casal coloca a areia no pote central e fala uma mensagem para os noivos relacionada com a cor da areia que estão entregando. Inclusive os pais dos noivos e noivas. É uma cerimônia linda porque tem mensagens das pessoas que mais amam vocês, né? E no final, o resultado é um vaso todo colorido e maravilhoso para guardar num lugar bem especial da sua casa!

frufru

2. Rito do vinho e/ou da caixa

Já expliquei ele detalhadamente nesse outro post, mas resumindo: pessoas especiais (pais e padrinhos, geralmente) escrevem conselhos e belas mensagens para o casal. Num determinado momento da celebração o celebrante vai colocar esses cartões e uma garrafa de vinho numa caixa e fechar a mesma.

Numa data marcada no futuro (ou num momento de crise do casal) eles deverão abrir a caixa, tomar o vinho e ler as mensagens. O simbolismo está no fato da relação, assim como o vinho, melhorar com o tempo.

A segunda forma de realizar esse rito é fazendo a cerimônia das taças. Numa taça o celebrante vai colocar um vinho amargo e em outra um vinho doce. Em seguida ele vai pedir que vocês tomem o vinho amargo e vai falar sobre as dificuldades e amargores da vida. Essas dificuldades devem ser compartilhadas entre vocês mas vocês não devem se focar nela. Portanto vocês tomarão somente um gole dessa bebida e descartarão o resto. Já o vinho doce, vai ser simbolizado como as alegrias da vida, as coisas boas pelas quais vocês vão passar. Por isso, essa taça, vocês devem beber tudo, até o final.

frufru

3. Ritual das Velas

Na mesa central é colocada uma vela grande e cada um dos noivos segura uma vela menor acesa. Em determinado momento da cerimônia ambos vão acender a vela maior, significando a formação de uma nova família.

Outra possibilidade do ritual das velas é o seguinte: um representante da família da noiva (pode ser um dos pais ou avós) segura uma vela acesa. O representante da família do noivo faz o mesmo. Em dado momento, ambos os representantes se dirigem aos noivos (que estarão segurando uma vela maior) e acenderão a vela deles. Esse ritual mostra que ambas as famílias estão se unindo e formando uma terceira.

frufru

4. Rito das mãos lavadas

Em determinado momento da cerimônia o celebrante vai lavar as mãos dos noivos com água e sal. A água simbolizando a pureza e a conexão com Deus. Já o sal representa a eliminação de energias negativas e ruins.

A ideia é que os noivos estejam “limpos”e mais puros para começarem a formação dessa nova família.

frufru

5. Rito da árvore:

No rito da árvore vocês terão que plantar uma mudinha. Vocês mesmos podem plantar ou podem deixar os convidados especiais participarem, da seguinte forma:

Os padrinhos colocam o adubo e preparam a terra, os pais plantam as sementes, e vocês, os noivos, regam. Achei muito lindo isso.

E não precisa ser uma plantinha muito grande, pode ser um bonsai, por exemplo.

Você pode complementar essa cerimônia entregando sementes para os convidados do casamento.

Frufru

E aí, o que acharam dessas opções de ritos? Quero saber a opinião de vocês! Vão fazer algum deles?

Para assistir esse conteúdo em vídeo é só clicar:

Frufru

Créditos:

Edição e filmagem: Compota IP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *