A cerimônia das areias

No final de Maio tirei uns dias para viajar com a família. E como sempre acontece nas minhas viagens (é impressionante!) algo relacionado a casamento aconteceu (em T-O-D-A-S  as minhas viagens eu esbarro com noivos tirando fotos, casamentos em locais inusitados, ou coisas do tipo…). Eu devo ter um imã de casamentos…  Dessa vez, descobri que um casamento seria realizado no hotel em que estávamos hospedados.

Eu estava em um resort na praia e o casamento aconteceria nessa mesma praia, em frente ao hotel onde seria realizada a recepção logo depois. Claro que eu não resisti e fiquei lá assistindo a cerimônia. Nunca tinha ido a um casamento na praia e estava animada pra ver de pertinho, rsrs.

Bom, resumindo, o casamento foi maravilhoso, ao pôr do sol, noiva linda, decoração linda, convidados de branco, todo mundo com o pé na areia. Maravilhoso mesmo! Mas o que eu quero contar para vocês é sobre a cerimônia das areias que eles fizeram.

Casamento moderno e original

Eu já havia visto por aqui algumas cerimônias das areias, mas completamente diferentes dessa. Nas que eu assisti, o noivo e a noiva colocavam simultaneamente areias de cores diferentes em um grande vaso. E o celebrante discursava algo sobre como aquilo representa a nova vida do casal, que assim como a areia agora estava “misturada”, sendo impossível separar os grãos de cada cor, assim estaria aquele casal a partir daquele momento. Basicamente uma versão diferente para dizer que nada poderá separar aquele casal dali por diante.

Vou contar como foi a cerimônia das areias desse casamento na praia.

Cada casal de padrinhos (haviam seis ou sete, não tenho certeza) escolheu uma cor (não sei dizer quem e como organizou isso – só sei que eles deixaram bem claro que as cores foram escolhidas por cada casal). Na hora da cerimônia eles receberam um vidrinho com areia daquela cor (o cerimonial preparou as areias coloridas e entregou a cada um deles). Mais ou menos como essa foto:

areia

Fonte: Farm Rio

No momento da cerimônia, todos os padrinhos fizeram uma roda em volta dos noivos. E cada hora era um casal que dizia uma coisa mais ou menos assim:

“Noivo e noiva (eles diziam o nome, né?), nós, ciclano e ciclana, escolhemos a cor amarela. Nós escolhemos essa cor porque ela significa a energia, a vitalidade e a força que nós desejamos que vocês tenham para enfrentar os desafios da vida.”

Só que o texto de cada um era personalizado, não era essa coisa xoxa que eu escrevi não, rsrs. E foi a coisa mais linda do mundo porque cada casal falava palavras de amizade, de amor e desejava coisas especiais para os noivos. Alguns se empolgavam e acabavam até falando um pouco mais. Sei que a cada fala todo mundo se emocionava!

E por último foram os pais dos noivos. Consegue imaginar seus pais, a hora do casamento, fazendo votos para os noivos? Impossível não rolar muito emoção, né? Foi muito amor, eu achei a coisa mais linda do mundo.

Ah, e após a fala, cada casal colocava a areia num potinho pequeno. Por fim, ele virou aqueles potinhos de areias coloridas do nordeste, sabe? Mais ou menos assim (mas o vidrinho era mais bonito que esse da foto, rsrs):

cerimonia-das-areias

Foto: Flax and twine

E o celebrante lindamente completou dizendo que aquela vasinho era único e especial demais, que devia ser guardado com muito cuidado pelos noivos, pois ali estavam os mais sinceros desejos depositados pelas pessoas que mais os amam.

Não é lindo? Eu amei a ideia!

FrufruQuer ver os casamentos que postamos aqui no blog que fizeram essa cerimônia das areias?

3 Comentários

  1. Daiane Feminino disse:

    Muito bom lindo eu quero.

  2. Kenya disse:

    No meu casamento eu preparei tudo para a cerimonia das areias e no final … o celebrante esqueceu .. eu esqueci rsrs e o cerimonial tb rsrs casandoembh.com.br/casamento-de-kenya-e-andre/

    1. Bel disse:

      Kkkkkkk, que chato, Kenya!!! Mas foi engraçado, rsrs. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *