Como escolher a data do casamento

Parece uma tarefa fácil, mas não é bem assim. Alguns ítens que você deve ou não levar em conta no momento de definir a data do seu casamento. Já vi muitos casais definirem a data do casamento na empolgação e depois ter que se virar porque aquele dia específico não ia dar certo porque caía num feriado, ou porque era no meio da Copa do Mundo, etc…

Para te ajudar nessa tarefa elenquei algumas considerações que você deve levar em conta na hora de definir a data do seu casamento!

Confira!

Frufru

O dia da semana

 

Você faz questão que o casamento seja num sábado? Gosta do clima bucólico do domingo? Ou prefere a sexta-feira?
O sábado tem a vantagem da disponibilidade dos convidados ser maior. Todo mundo fica mais animadinho quando a festa é no sábado. Se a sua ideia é fazer uma festa com balada, esse provavelmente será o dia da semana mais indicado.
Mas a sexta e o domingo tem certa vantagem financeira (os salões, em geral, são mais baratos) e a festa costuma durar menos = menos custos.
E claro, a semana tem sete dias! Você ainda pode se casar na segunda, terça, quarta e quinta! Os artistas e celebridades adoram se casar nos dias da semana. Pode ser que a festa não fique tão animada assim, mas os custos com certeza vão cair! Além disso é possível driblar o fato de ser dia da semana se você escolher uma véspera de feriado ;)
Foto: Ryan Jorgensen

Foto: Ryan Jorgensen

 

Frufru

Uma data especial?

Você faz questão que seja uma data (já) especial? Algumas pessoas acham romântico, por exemplo, se casar no dia dos namorados. Ou na mesma data em que vocês comemoram o início de namoro, o primeiro beijo, quando se conheceram,… Ou a data de aniversário de uns dos dois, ou da mãe, do pai, de um parente que já se foi, e por aí vai.

Eu acho que essa moeda tem dois lados: é legal escolher uma data que seja importante para o casal, é simbólico. Mas, em contrapartida também é interessante fazer com que uma data que não tem nada demais vire um dia especial.

Frufru

Brincando com a sorte

Você acredita em astrologia, numerologia, datas cabalísticas ou similares? Joga no time dos nãocustanadadarumaolhadinha ? Então recorra às suas crenças e patuás atrás de dicas de boas datas.
Frufru

Datas raras, números que “combinam”

Gosta de datas raras, como 12/12/12?  O bom é que vai ficar difícil o marido esquecer a data do casamento no futuro, rsrs. Vamos facilitar as vida deles, né?

data do casamento

Frufru

Avalie os feriados

 

Não se esqueça de dar uma olhada na tabela de  feriados da sua cidade (não vale calendário nacional – nele você não vai encontrar os feriados municipais).
E cuidado! Não adianta só bater o olho no dia que você escolheu e ver se é feriado ou não. Veja também os feriados próximos. Isso pode (e deve) interferir muito na sua escolha. Porque? Vou dar um exemplo: dia 25/06 (sábado) não é feriado. Mas dia 23/06 (quinta-feira) é. Ou seja, dia 25 cairá no meio de um feriado prolongado.
E mais: se você conta com muitos convidados de outras cidades, deve levar em conta os feriados das cidades deles também.
Frufru

E os meses do ano?

Algumas pessoas simplesmente não gostam do mês de agosto (mas não me venha falar que você é uma delas, porque eu nasci em agosto e me sinto ofendida com esse negócio de agostomêsdodesgosto).

Outras têm verdadeira adoração por maio (mês das noivas e das mães). Você tem preferências?

Vá eliminando os meses que não te agradam. Lembre-se também do clima de cada um deles. Alguns meses são mais frios, mais chuvosos, mais abafados. Se você pretende se casar – ou fazer uma recepção – ao ar livre, isso é um fator essencial para ser analisado.

O clima é uma das variáveis que você deve levar em conta na hora de definir a data! Foto: Julia Shcherbakova

O clima é uma das variáveis que você deve levar em conta na hora de definir a data!
Foto: Julia Shcherbakova

Frufru

Pense nos grandes eventos

 

Fique atenta(o) aos grandes eventos: Copa do Mundo, Olimpíadas, Campeonato de Futebol e até final de novela (principalmente se for das oito – mas que passa às 21 hs).
Sim, muitas pessoas não deixam de ver quem matou Odete Roitman por casamento nenhum!  Ah, inclua finais de realities que tem feito muito sucesso (BBB, The Voice, e por aí vai…) e lançamento de novas temporadas de séries famosas.
Frufru

A lua de mel também deve ser levada em conta

 

Já sabe para onde quer ir na lua de mel? Desde criancinha se imaginou tomando vinho na neve com seu amor? Então lembre-se de casar no inverno!!! Se ir para tal lugar é sua prioridade, adeque sua data ao clima do local.
Frufru

Verifique se a Igreja tem essa data disponível

Vai se casar na Igreja Católica? Algumas Igrejas têm enormes filas para agendar as datas e muitas vezes você não vai conseguir aquela data que gostaria. Procure se informar. Cada uma tem suas especificidades: algumas não celebram casamentos aos domingos, outras não celebram em determinados horários.

Se isso é uma prioridade, investigue as possibilidades na sua Igreja.

Frufru

Simples não é. São muitas variáveis a serem levadas em conta. Mas é uma tarefa gostosa, vai…

Ah, e se quiser ver esse conteúdo em vídeo, é só clicar:

Frufru

Filmagem e edição: Compota IP

33 Comentários

  1. Izabela Prado disse:

    Ainda nao definimos oficialmente a nossa data, mas a dor de cabeça ainda esta aqui… Queriamos pro ano que vem, 2015, para nao ficarmos mt tempo noivos; mas estamos estudando para concursos e achamos melhor passar pra 2016. Alem de amarmos o frio, precisamos que seja em julho/agosto – minha mae mora em Londres e eu faço questao dela e dos meus irmaos aqui, e como a escola é bem rigida, eles nao podem faltar mt, entao tem que ser nas ferias de lá – afinal, nao vale a pena ter eles aqui so por alguns dias, quero minha mae pelo menos durante tos ultimos preparativos, a ultima prova do vestido <3 nao queriamos em julho, pq alem de ser nosso aniversario de namoro, tem o aniversario do meu pai, do meu tio e da minha prima… Tinhamos deixado entao para 15/08/2015; mas agora estamos pensando em 13/08/2016 – alem de termos mt tempo para organizar, 13 é meu numero da sorte (junto com o 7, que tb é o dele), e eh super simbolica para nos dois, e so pra nos dois, entao… Apesar de ter que esperar mais tempo, acho que essa seria a data perfeita :D

  2. diulay disse:

    tou aguniada quero saber ser posso escolhe a data?

  3. Eriquices disse:

    >Oi Bel!! Obrigada pela dica, vou falar com minha tia para se cadastrar no casando sim.Volta logo aqui então! Estou ansiosa para saber das novidades :PBeijos!!

  4. Sheila Mendes disse:

    >Oi Bel, td bem?Pra escolher nossa data, pensamos em muita coisa, acabou que ficamos com a única data disponível para aquele semestre na igreja.Bjos.

  5. >O no dia do meu casamento vamos completar 5 anos de namoro.

  6. Roberta disse:

    >Bel, eu amo agosto, aqui em Brasília é um mês perfeito para casamentos ao ar livre, céu lindo, não chove! Nada de desgosto, muito pelo contrário! Me casei em 28 de agosto e foi perfeeeeeito e tem sido mais ainda os dias de casada! bjsss

  7. Nessa disse:

    >Oii estou seguindo seu blog, e inseri no meu como favoritos!! Espero que goste do meu também, bjs…Van

  8. Bem casados disse:

    >Obrigada Bel!Seja bem vinda ao Bem casados.Paulinha

  9. Dama_ disse:

    >Adorei o post Bel!!Eu amo maio, afinal é o meu mês, e tenho um encanto inexplicável pela data 15 de maio!!Sempre gostei do clima de primavera, flores para mim são tudo de bom!!Mas eu e meu namorado decidimos nos casar no dia 8 de janeiro, o dia em que nos confessamos#heheheantes era sábado,festa no sábado é puro glamour,mas então adiamos um ano e a data virou domingo,o domingo requer uma comemoração diferente,imagino cerimonia no campo à luz do dia…agora é pedir pra Deus que segure a chuva,Verão tem esse problema!!Esse ano aqui não choveu no dia 8, e reparei que na época as chuvas são mais no fim do dia,será que posso organizar meu casamento no gramado??Beijocas Flor

  10. Maria Luiza disse:

    >Ai que vontade de casar de novo!!!Com meu marido…é claro!!!rsrsrsbjs

  11. Gabi Soares disse:

    >Ainda não escolhi o mês, mas eu penso no clima… não quero que esteja muito quente, nem muito frio.Alguma opção? =)Beeijo!http://gabisoaress.blogspot.com

  12. Noiva em 2010 disse:

    >Oie!!! Adorei a sua visita!!! Adoro seu blog!bjokas

  13. Nani Borba disse:

    >Dicas importantissimas..Minha data foi escolhida assim, é no dia exato que começamos a ficar e namorar e morar junto (exatamente assim, começamos td no msm dia kkk)E é o dia do nascimento da Anna que é 27/05 e o mês da Allana que é de março…rsrstd perfeito pra mim..rsrsbjs amigabom feriadão..

  14. rafaela disse:

    >escolher a data é uma tarefa nada fácil, tem q tentar conciliar um monte de coisas e ainda se adequar a disponibilidade da igreja (se for o caso). no meu caso a data simplesmente aconteceu.vou casar numa quinta, pq era o unico dia disponivel na igrejamas com certeza as suas dicas vao ser de mta utilidade pra quem ta começando a escolher a databjs

  15. Gabi disse:

    >Adorei as dicas, Bel! Realmente precisamos nos atentar para tudo isso… intencionalmente ou não!bjinhos

  16. Poliana disse:

    >Bel lindona!Adorei as dicas…Este blog é um espetáculo!!!Bjoo

  17. Laís Vilela disse:

    >kkkkkk Primeiro eu achei o MÁXIMO o post e a Odete Hoitman aqui =PMas a escolha da data é muito importante e há muitos fatores a serem avaliados!Eu queria me dezembro(mês que entro de férias!) 2010, mas tivemos que adiar,daí mudamos para outubro de 2011.1º É o nosso mês fazemos níver de namoro dia 24 e casaremos dia 29!2ºÉ horário de verão então posso casar um pouco mais tarde que ainda estará claro e terei a luz natural =)Mas, já havia batido um arrependimento por não termos fechado uma sexta feira ao invés do sábado, pois a galera vai menos e depois de ler seu post o arrependimento voltou =/Mas tudo bem 29/10/2011 será o NOSSO DIA e estou imensamente feliz…Beijocas Linduxa =^.^=

  18. >NOSSA!!!adorei as dicas, o meu foi no domingo!!!Beijossssssss

  19. >Eu tinha definido que casaria num dia 7, não importasse o mês, o que só complicou minha vida, rsrs. O 7 é porque adoro esse número, sei lá porque.Daí a primeira data era 7 de agosto de 2010 (viu só, nada contra agosto, rs). Só que a grana não deu e pulamos para o próximo 7 viável, dia 07 de maio de 2011…o dinheiro não dava novamente. Adiamos então para dia 7 de janeiro de 2012. Depois eu lembrei que janeiro é verão, calor, odeio calor. Além do mais é mês chuvoso e meu casamento será ao ar livre. Mudamos então para dia 07 de abril de 2012 e coloquei, finalmente, a data no meu blog. Só que daí contamos a data para a família e a prima dele vai casar no dia 14 de abril, uma semana depois, já até marcada na igreja. Família reclamou de comprar dois presentes, dois vestidos, dois tudo, tão próximo, tivemos que mudar para o próximo dia 07, dia 07 de julho de 2012. E pela combinação numérica (sim, adoro números) perfeita, acabamos escolhendo a melhor data possível (inverno, adoro frio, época das tulipas, minhas flores preferidas) ^^Romântico né??rsrsDaria até um post esse meu comentário…e acho que vai virar mesmo, rsrsbjim!!

  20. Rose Quadros disse:

    >huahuahauaaiai Bel, vc é demais!!Adorei a parte da Odete Hoitman!!! heheheheBeijoss

  21. Eriquices disse:

    >com certeza a data é algo muito precioso na hora da decisão final!Acho que no meu caso, como serão pouquíssimas pessoas que participarão do casório, acho que não será problema por exemplo, eu marcar num feriado.Vamos esperar pra ver no que vai dar. rsBjs!

  22. Elaine disse:

    >Escolhi assim (depois de ir a algumas igrejas e não encontrar nenhuma data, ou ser daquelas q tem q ir de madrugada pra marcar):Eu: Tem vaga em junho?Padre: Sim, uma dia 25, às 18h, e outra dia 18, às 19.Eu: Segura aí q vou agora marcar pra dia 18.Padre: ok. É uma desistência.Eu: ok.Depois o salão (após ir e ligar para muitos q não tinham a data e ir em um q era um pouco mais longe do q eu esperava):Eu: Tem vaga para 18 de junho?Moço: Está ocupado, mas vou confirmar com a menina.Eu: OK. Posso ligar à tarde.Moço: sim.À tardeEu: Queria saber sobre o dia 18 de junho.Moça: É Elaine?Eu: sim.Moça: Tá reservado.Eu: Ahhhhhhhhhhhh q pena (quase chorando).Moça: Reservado pra você.Eu: Uhuuuuuuuuuuuu!!! Segura aí q já chego.É… duas desistências. Era pra ser mesmo no dia 18/06/11 – hehehehe.Beijosss

  23. Fabi disse:

    >Muito relevantes essas suas dicas. Fiquei muito na dúvida na hora de escolher a data, acho que todo mundo, no fundo, fica com um pouco de dúvida. Ainda mais que a nossa primeira opção de data já não estava mais disponível na igreja. Aí tivemos que pensar em tudo de novo… Hoje acho que a data que escolhemos é perfeita – nem muito calor, nem muito frio, nem muita chuva. Beijo!

  24. Tai disse:

    >Oi Bel…estamos nesse dilema..até o momento só decidimos que vamos nos casar dentro de 2 anos..mas quando começo a pensar me apavoro! Como trabalhamos com comércio em Floripa, tem que ser depois do verão, mas depois do Carnaval é quaresma e tem gente que não curte tanto..depois da páscoa cairia em abril..é uma época boa..Mas aí a gente queria lua-de-mel na patagônia..mas eu não quero casar no frioooo, ainda mais que Floripa combina com praia e verão, gente morena hehehe..Muita coisa pra pensar, teu post veio numa ótima hora!!Beijinho!

  25. Érica Souza disse:

    >escolher a data não é lá muito fácil, sempre tem alguem que faz aniversário, ou alguem que não pode ir enfim…mas que é uma tarefa mega gostosa isso é…^^bel já sigo seu blog há um tempão, desde que eu tinha blog de casamentos….kkkk….agora fiz outro blog e gostaria de te convidar para conhecer, passa láwww.rascunhodabeleza.blogspot.combeijoo

  26. >Não nos arrependemos da nossa data mas achamos um errinho..heheh (na verdade eu achei) é dia 01 e não teremos recebido ainda para gastar na lua de mel e coisinha de última hora..entao a minha dica é que os casais pensem nisso tbm =)bjuuuu

  27. Chris e Beto disse:

    >1º – ; ) que bom que gostou da dica do Blog!2º – kkkkkk, é todo um protocolo explicar como escolhi a data do meu.1º – queria que fosse em um dia 17 por ter sido o dia que começamos a namorar, mas todas as datas desse ano caiam no meio da semana e a família de meu noivo não é daqui e não teria como vim por causa do trabalho.2º desde o começo pensei que o melhor mês seria novembro, se fosse necessário mudaria, mas pra mim o melhor era novembro! Isso eu consegui. Mas porque não os outros?! Porque: jan-férias, alta estação. fev-carnaval. mar e abril-mês que pega quaresma e não podemos decorar a igreja como queremos, além do que, em abril já tem meu aniversário de especial!. maio-mês que muita noiva casa. jun- aqui no nordeste…Festa Junina e eu e ele gostamos demais de cair no forró!Nossos amigos também. então esse mês já é preenchido.kkk. jul-alta estação de novo. ago e set.-sem graça. Out-A importante do mês é Nossa Senhora. Dez.- festas natalinas e de fim de ano… Novembro!!! mês perfeito: seremos os especiais do mês! kkk.O dia 19 – porque como queria no fim de novembro e no último fim de semana minha prima marcou o casório dela, então o mais perto do fim foi o fim de semana de 19, além de que, ficava mais perto do nosso dia 17! hehehe. E é isso! :p. bj.

  28. >Muito legal o post, eu pensei em tudo também.Única coisa que ficou de fora (mas que eu levei em conta) foi o lugar da lua de mel, queria ir pra um lugar frio mas deixei pra próxima! rsbeeijos

  29. >bELAS DICAS.Qd fui fechar a minha data muita coisa pesou.Bjos

  30. disse:

    >ótimo post, cheio de dicas ótimas pra ajudar na escolha de algo que é bem complicadinho mesmo!Bjks linda

  31. Daniele disse:

    >Legal seu posted … você que me deu a dica de ser em Setembro, gostei e vai ser, agora fiquei pensando no fator, sexta, sabado ou domingo … gosto mais da sexta ainda .. algo para pensar!bju

  32. Lilian Gomes disse:

    >Adorei seu post Bel. Bem criativo! E pra mim faz todo o efeito!!!Beijos

  33. >Bel .. olha como escolhi minha data:1º)queria de qualquer jeito casar na Igreja de Lourdes ..2º)assim que abriu a agenda, fui com a opção de ser em Setembro .. mas não tinham vaga, então antecipei: Agosto ..3º)queria então no sábado, e no último horário .. CONSEGUI .. Me caso dia 20 de Agosto de 2011!Beijos ..Postei um texto lindo hoje .. vale a pena ler!dressabraga.blospot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *