Como falar sobre o seu casamento com quem não foi convidado?

Só quem é noiva sabe como é difícil elaborar a lista de convidados para o casamento. Sempre tem aquele parente ou colega de trabalho que não é tão próximo, mas que ficaria chato não convidar. E, infelizmente, até mesmo os casais que estão dispostos a investir valores altos em seu casamento não podem convidar absolutamente todo mundo para a cerimônia.

O convite de casamento é sempre muito aguardado pelos familiares e amigos dos noivos, mas como lidar com aqueles que não pretendemos convidar? Essa é uma dúvida recorrente e que costuma tirar o sono de muitas noivas. Para te ajudar nisso, separei algumas dicas de como falar sobre o casamento com aquelas pessoas que não serão convidadas. Venha conferir!

convidados-casamento

Frufru

Colegas de trabalho

Caso você tenha proximidade apenas com parte dos seus colegas de trabalho e não pretenda convidar todo mundo da empresa ou do seu setor, uma boa alternativa pode ser organizar uma pequena comemoração antes do casamento. Chame o seu noivo, pensem em um lugar legal, como um restaurante ou bar, e comemorem juntos esse momento importante.

E deixem claro que, infelizmente, devido ao orçamento, o espaço, ou ao tipo de cerimônia, você não poderá contar com todos que você gostaria. Se houver possibilidade, leve um bolo de casamento e uns bem casados, para que eles se sintam parte real da comemoração.

frufru

Os convidados da sogra

A organização de um casamento é um exercício constante de paciência e um verdadeiro teste de convivência entre as famílias da noiva e do noivo. Independentemente do orçamento disponível, é muito comum que neste momento, todo mundo se una com o objetivo de realizar o melhor casamento possível para o casal. No entanto, infelizmente, nem sempre os gostos coincidem e, muitas vezes, o que era para ser um momento gostoso de união, acaba se tornando estressante e conflituoso.

Por isso, se sua sogra pedir alguns convites e não for possível conceder o pedido, seja sincera e mantenha ela sempre a par dos preparativos. Principalmente se você perceber que ela faz muita questão de participar. Diga que há uma lista de pessoas que você gostaria de convidar e, caso conceda os convites que ela quer, teria que deixar de convidar outras pessoas mais próximas a você.

E lembre-se que mais que importante que a festa e os convites é o seu relacionamento com seus familiares ( e a sogra conta como familiar ;) . Esforce-se para, desde já, criar um relacionamento harmonioso e respeitoso com ela. Mesmo que isso implique em abrir mão de algumas coisas. Vocês estão construindo a família de vocês, portanto, nada mais coerente que cuidar com muito carinho das famílias de vocês nesse momento. É um momento de união e o que a gente menos quer são conflitos e brigas, não é mesmo? O foco de vocês tem que ser a harmonia porque é isso que fará (não só no dia do casamento, mas para sempre) com que a relação de vocês seja feliz e saudável.

convidados-casamento

frufru

Namoradas (os) de familiares ou amigos

Sabe aquele primo que troca de namorada como quem troca de roupa e que quer a todo custo que você dê um convite para a nova conquista? Ele está presente em quase todas as famílias. Por isso, não se sinta sozinha. Se não for possível dar um convite a acompanhante, seja sincera. Explique que você não havia contado com ela na lista de casamento, uma vez que eles não estavam juntos quando você decidiu quem seriam os convidados e que, por isso, não será possível convidá-la.

Uma conversa sincera explicando seus motivos sempre ajuda na hora de desatar esses nós.

frufru

Pessoas que perguntam sobre o convite de casamento, mas não estão na lista

Essa é uma situação que costuma constranger muitos casais: a pessoa comenta que ainda não recebeu seu convite, mas mal sabe que nem está na lista. Neste caso, a melhor saída é agir com sinceridade. Você não precisa se sentir mal em não convidar as pessoas para o seu casamento.

Este é um momento único e especial e você deve ter ao seu lado apenas aqueles que você considera mais importantes. Por isso, disfarce o constrangimento e diga que, apesar de considerá-la querida, a sua lista de convidados está bem limitada e ela, como outras pessoas que você também gosta, não receberam o convite.

convidados-casamento

Frufru

E, então, o que achou das dicas? Agora que já sabe como lidar com as pessoas que não foram convidadas, que tal pensar nos preparativos para aqueles que serão convidados? Dê uma olhada nas tendências para convite de casamento e faça um convite dos sonhos!

4 Comentários

  1. Letícia disse:

    Amei esse post, Bel! Muito bom!!

    1. Bel disse:

      Que bom, Lê!! Obrigada !!

  2. Na época do meu casamento, uma dúvida recorrente era: Como definir quem iria ou não para a cobiçada lista.
    Usamos a seguinte técnica: Eu convidaria esta pessoa para minha casa ou iria a casa dela?
    Este foi nosso marco inicial para ver quem realmente dividiria conosco este momento. Com os demais, fomos extremamente sinceros. Enviamos uma nota participando que o casamento havia ocorrido uma semana após o mesmo para casa de todos os nossos conhecidos e informamos que optamos por uma comemoração simples e intimista mas que nossa casa estava à disposição para recebê-los para um jantar.
    E deu super certo.
    Não gerou aquele desconforto do: “Fulano já casou? Nossa! Nem convidou!”
    Para mãe da noiva e mãe do noivo estipulamos um número de convites. Entregamos em mãos para ambas e deixamos que elas definissem dentro daqueles convites para quem entregariam. Foi um sucesso também.

    1. Bel disse:

      Adorei a dica, Dani!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *