Dicas de etiqueta para convidados de casamento

Ei pessoal!

Há algumas semanas postei um vídeo dando dicas para os noivos não cometeram gafes no dia do casamento. Hoje, para complementar, gravei um vídeo com dicas de etiquetas para os convidados!

Portanto assista (ou leia, se preferir), já que com certeza, você já foi, é e ainda será convidado para algum casamento na sua vida.

E para os noivos e noivas, podem enviar o link para a sua lista de convidados. Vai ser ótimo, eles não vão fazer feio na festa que vocês estão preparando com todo carinho.

Frufru

1. Assista a cerimônia de casamento e guarde seu celular

Quando alguém te convida para um casamento é com a intenção de que você assista a cerimônia. Sim! O casal espera que você ouça o que está sendo dito, preste atenção nas músicas escolhidas a dedo por eles, se envolva, se emocione (ou até ria, se for o caso), que você esteja presente também com a alma na cerimônia de casamento deles.

Esqueça o celular nessa hora. Nada mais comum hoje em dia do que ver 99,9% das pessoas com o celular nas mãos na hora da cerimônia. Alguns usando como entretenimento e outros usando para tirar fotos. Não sei se vocês sabem mas ao procurar o melhor ângulo para tirar uma bela foto da entrada da noiva, por exemplo, você pode acabar entrando na frente do fotógrafo profissional (que foi contratado pelo casal para fazer lindos cliques) e atrapalhando o que seria um lindo registro do momento. Se contenha e deixe as fotos para momentos descontraídos, como a festa, por exemplo.

telefone_celular_casamento

Frufru

2. Não vá direto pra festa

Ai, isso é tão comum, né?…

Lembre-se de que você foi convidado para um casamento (que eventualmente terá uma comemoração depois) e não para uma festa avulsa.

Mesmo que você não compartilhe das mesmas crenças religiosas que os noivos é respeitoso assistir à cerimônia de casamento e DEPOIS ir comemorar a nova fase do casal, na festa.

Pular as etapas é, no mínimo, desrespeitoso com quem te convidou e demonstra pouco caso com as pessoas envolvidas.

Frufru

3. Não avance na mesa de doces

Quem nunca presenciou um ataque à mesa de doces? Fala sério, é muito feio, né?

A mesa está lá, linda e recheada e em questão de segundos ela está repleta de papeizinhos (e as mãos dos convidados repleta de docinhos “roubados”).

Lembre-se que a quantidade de doces foi calculada para que todos possam comer. A mesa será reposta ou os garçons vão passar servindo mais doces.

E mesmo que isso não aconteça, você pode comer um ou outro docinho em outro lugar e momento. O que não é bacana é se atracar com uma mesa de guloseimas como se não houvesse amanhã, né?

Frufru

4. Não leve a decoração para casa

Alguns convidados tem o hábito de levar lembrancinhas para casa. Maaaas estou falando de lembrancinhas não autorizadas: enfeites das mesas, porta guardanapos e outros adornos.

É importante que vocês saibam que cada coisinha que some da festa é custeada pelos noivos. Portanto, não leve nada da festa que não tenha sido dado a você.

Frufru

5. Não leve penetras

Mesmo que estejamos falando da sua namorada ou da prima querida que está passando uns dias na sua casa. Se essa pessoa não foi convidada para o casamento você não pode levá-la (e nem pedir aos noivos para levá-la).

Quem não se casou talvez ainda não saiba mas cada convidado tem um custo (e não é barato). Os noivos pagam por cada pessoa que entra na festa. Isso faz com que eles tenham que pesar muito cada nome na lista de convidados, e não raramente acabam não podendo convidar todas as pessoas que gostariam. Quando você leva alguém (ou pede para levar alguém) deixa os noivos numa saia justa porque eles estão deixando de levar uma pessoa querida deles para, de repente, levar seu amigo penetra.

E se o seu convidado que não foi convidado aparecer lá de surpresa, eles terão que pagar por isso. Não é que nem festa na casa da gente que sempre cabe mais um, sabe?

Frufru

6. Confirme a sua presença

Isso não é mera formalidade. É através da quantidade de pessoas confirmadas que os noivos terão uma noção de quantas pessoas estão indo e assim poderão planejar melhor seus gastos.

Eu sei que muita gente não confirma porque fica sem graça de avisar que não vai poder ir. Mas, vá por mim, é melhor para os noivos saberem disso antes. Assim eles podem convidar outra pessoa que estava de fora da lista até então. Se você simplesmente não aparece por lá, eles não podem fazer isso. E lembre-se: eles pagaram por você. Seu lugarzinho estará lá, reservado – e vazio.

Saber exatamente com antecedência quem vai e quem não vai  ajuda muito na organização (e nos custos) do evento. Faça a sua – pequena –  parte.

Frufru

7. Respeite o traje solicitado

Hoje em dia o traje não vem mais escrito no convite. Mas é importante que você procure saber o estilo do evento e se esforce para ir vestido de acordo. É muito chato quando alguém prepara um evento mais formal e a pessoa aparece vestida como se estivesse indo a padaria. Demonstra descaso e falta de carinho com os noivos.

Na dúvida pergunte como eles esperam que você vá. É claro que tudo de acordo com a sua personalidade e possibilidades. Mas procure atender às expectativas daqueles que estarão te recebendo com tanto carinho para um momento tão especial da vida deles. É bacana tentar contribuir para que tudo saia conforme eles planejam e sonham, né?

Frufru

8. Cuide dos seus filhos/crianças

Essa dica é para os convidados que vão levar crianças na festa de casamento. É comum ver crianças correndo de um lado para o outro acreditando que o ambiente é seguro para isso. Na maioria das vezes não é verdade.

As crianças correm na pista de dança, perto de escadas e a chance de provocarem acidentes e se machucarem é alta. Garçons estão o tempo todo circulando com bandejas cheias de copos e garrafas de vidro… Já pensou?

Se não houver na festa de casamento um cantinho especial destinado às crianças, com monitores responsáveis (lembrando que as cerimonialistas não estão ali pra isso, viu?), cuide para que seus filhos estejam próximos à você e sempre à vista. Segurança em primeiro lugar, né?

crianças_casamento

Frufru

9. Compre um presente da lista de presentes

Montar uma lista de presentes não é tarefa fácil. Os noivos gastam tempo nas lojas procurando itens que os agradem e que também se adequem ao bolso dos convidados. Portanto, na hora de presentear os noivos, evite comprar presentes que não estejam na lista feita por eles.

A menos que você esteja programando uma surpresa especial ou algo assim, aceite a sugestão que eles criaram com o intuito, inclusive, de facilitar a sua vida!

Ah, e evite levar o presente no dia da festa. Ele deve ser enviado para os noivos antes, já que no dia as atenções estarão todas voltadas à celebração.

Frufru

10. Não monopolize os noivos

Na ânsia de demonstrar seu amor pelos noivos muitos convidados se empolgam e ficam querendo o tempo todo estar perto, abraçar, puxar pra pista de dança, enfim… ficam querendo curtir todos os momentos ao lado dos noivos. A menos que o casamento seja um evento pequeno, os noivos precisam dividir as atenções e querem celebrar o momento ao lado de todos os convidados.

etiqueta_convidados_casamento

Frufru

11. Não pegue mais de um bem casado na saída

Aceite o que te entregarem, não pegue mais de um se isso não te for oferecido. Não é legal pegar uma lembrancinha a mais para levar para sicrano ou beltrano ou mesmo para comer no dia seguinte, no café da manhã (por mais gostoso que seja).
Um pouco de empatia é sempre bom, e se você pegar mais de um, outra pessoa provavelmente ficará sem ;)

Frufru

E para assistir esse conteúdo em vídeo é só clicar no play:


Frufru

Créditos:

Filmagem e edição: Compota IP

2 Comentários

  1. Juliana Cabral disse:

    No item 5, eu acrescentaria que o convite é pessoal e intransferível… Se sua namorada foi convidada mas não pode ir, não vale levar o amigo do peito que nem conhece os noivos! Aconteceu comigo e foi péssimo, aff!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *