Dicas para sua festa!

A empresa Tecnisa criou uma página especial para as noivas, com dicas de lua de mel, decoração, fotografia e vários outros assuntos de casamento. E eu contribuí com o site com um post recheado de dicas para preparar uma festa de sucesso. Você pode ler esse post no site da Tecnisa ou aqui no nosso cantinho:

A festa, apesar de não ser obrigatória na celebração do casamento, é muito bem-vinda – afinal, é gostoso e faz bem celebrar os bons momentos.

Uma festa de casamento pode ter vários estilos e isso vai depender do gosto e do bolso dos noivos (sim, dos noivos, pois hoje em dia são eles que, em geral, bancam todo o evento – ao contrário de antigamente, cuja família é que bancava).

festa casamento

E se você não sabe por onde começar, separei aqui alguns passos básicos que devem ser pensados para que sua festa seja um sucesso:

1.A lista de convidados. Mesmo que não seja a lista oficial (porque até o dia do casamento muitas pessoas vão entrar e sair desse rol), o primeiro passo é listar os nomes dos convidados para se obter uma noção de quantas pessoas serão convidadas para a sua festa. É fundamental ter esse número em mãos porque é a partir dele que você começará a solicitar seus primeiros orçamentos e a definir o local e estilo de seu evento.

2.Estilo. Com a lista de convidados em mãos você vai, com mais facilidade, definir o estilo da sua festa. Poucas pessoas sugerem eventos mais íntimos tais como um brunch. Já festas para muitos convidados sugerem uma maior badalação. Nesse momento você definirá o tema de seu evento (se será um casamento campestre, à luz do dia, se será uma festa íntima na sua própria casa ou mesmo se será um churrasco animado). Procure encontrar um meio termo entre o tipo de evento que agradará aos seus convidados e ao mesmo tempo que tenha a ver com o casal.

3.O local. Com o estilo e tema definidos, busque o local que melhor atenderá a sua proposta. Como sua lista de convidados está pronta, você já saberá o tamanho do lugar que precisa e de acordo com o estilo vai procurar algo mais fechado, aberto, próximo á igreja ou local da celebração, com espaço para banda ou não, etc.

festa casamento

4.Buffet. A comida e bebidas servidas em sua festa também estão ligadas ao tema escolhido. Se optar por um coquetel, o cardápio será um, mas se for um jantar, outras opções devem ser servidas. Bons buffets irão te orientar sobre o assunto. Mas sempre é bom chegar aos fornecedores já com uma noção do que se deseja.

5.Música. Também está ligada ao estilo da sua festa. As opções mais usuais são a banda de baile e o DJ “multiuso”, mas outras opções também são boas pedidas como a voz e violão, típicos da MPB, ou mesmo uma banda de chorinho. Tudo vai depender do estilo da sua festa, do seu gosto e de seus convidados.

6.Decoração. Explique ao seu decorador o estilo definido por vocês. Busque referências na internet que são repletas de fotos e opções para se adequar a todos os tipos de eventos e locais. Hoje em dia também tem se tornado comum escolher um “tema”.

7.Lembrancinhas. Escolha com carinho as lembrancinhas da sua festa. É ela que vai deixar o “gostinho” do seu evento quando ele terminar. Usualmente os noivos optam pelos bem-casados, mas hoje em dia existem várias empresas especializadas que fornecem lembrancinhas diferentes e cheias de estilo, comestíveis ou não.

8.Pronto! Agora é hora de “bordar”. Escolha as coisas que serão os diferenciais da sua festa. Esse é o momento de personalizar seu evento. Vale tudo de acordo com a criatividade de cada um!

9.O último e mais importante ponto: faça o que fizer, não perca de vista o principal. Eventos e detalhes costumam nos absorver de forma a nos fazer esquecer o que é realmente primordial. A festa do seu casamento é a comemoração de um momento mágico e de muito amor. Ela é somente o símbolo de algo maior. Cuide para que este “algo maior” esteja bem vivo e fortalecido. Se isso estiver ok, seus convidados perceberão a energia no ar e sua festa será um sucesso!

10.Boa festa!

Frufru

Créditos:

Fotos: Lorenzo Lodi e Tammy Smith

6 Comentários

  1. Aline disse:

    Olá, tudo bem? Você tem alguma dica de combinações de toalhas de mesa? Eu achei alguns fornecedores aqui: http://bhemfesta.com.br/aluguel-de-toalhas . Gostaria de saber o que combina, se é legal usar toalha sobre toalha ou apostar em toalhas lisas em cores vibrantes. Gosto muito do dourado! Parabéns pelo site, é ótimo!

    1. Bel disse:

      Ei Aline!! Que bom que gosta do blog, fico muito feliz!!! Me mande um e-mail (bel@casandoembh.com.br) para que eu possa tentar te ajudar, tá? Bjos.

  2. Priscila disse:

    Olá gostaria muito de uma ajuda estou querendo organizar meu casamento 2015 em fevereiro em um lugar verde chácara rústica gosto muito do estilo vintage,só que eu não posso gastar muito no máximo 10.000…por onde posso começar

    1. Bel disse:

      Olá Priscila! Dê uma olhada nesse artigo, acho que vai te ajudar: http://casandoembh.com.br/comece-por-aqui/. Abraço!

  3. Patricia disse:

    Bom dia, se tudo der certo vou me casar no segundo semestre do ano que vem, e estou adorando o blog, as dicas são ótimas… Nunca fui interessada nessas questões de casamento, etc, mas agora que estou vendo tantas coisas lindas, estou completamente apaixonada com tudo, quero me casar logo, rs, fico olhando vestidos, bufet, salão de festas,penteados, convites… Também sou de Bh,e gostaria de dicas, sobre a festa, qual sai mais barata, pois o dinheiro é pouco,temos em média uns 25mil, pra fazer um casamento perfeito,e uma festa pra uns 200 convidados…
    Se puder me ajudar, fico muito grata… Bjo

    1. ML disse:

      Patricia, escreva pra gente pra sabermos como te ajudar melhor: faleconosco@casandoembh.com.br Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *