Manter a aliança de noivado ou usar outra para o casamento?

Se tem uma coisa que não falta na cabeça de uma noiva são perguntas. E algumas das que aparecem com mais frequência são: “Será que eu posso usar aliança de noivado também para o casamento? Pega mal? É exagero usar diferentes?”, concorda?

A boa e a má notícia são uma só: depende. É preciso levar em conta que alianças, na maioria dos casos, são de ouro, o que exige certo investimento que nem sempre pode ser feito duas vezes, especialmente quando há um intervalo de tempo pequeno entre os dois acontecimentos. Então, é super normal manter as alianças do noivado para o casamento, somente mudando de uma mão para a outra: totalmente dentro da tradição.

anel-de-noivado-alianca

Frufru

Aliança que resiste ao tempo

O detalhe legal é que, felizmente, nem todas as histórias precisam ser contadas do mesmo jeito. Acontece, por exemplo, de o casal noivar, usando alianças compradas por eles, e mais perto do casamento ser presenteado com um par que já está na família há muito tempo. Nessa situação, mais do que justificável trocar as alianças compradas anteriormente pelo novo modelo. Caso o design não agrade, sempre dá para derreter e fazer um novo.

Também acontece de, passado o tempo entre o noivado e o casamento, o casal decidir comprar um modelo de alianças mais caprichado, que no primeiro momento não cabia no orçamento ou não estava entre as possibilidades pesquisadas para a aliança de noivado. Como é para vida toda (tomara, né?), vale a pena mudar para a aliança que te deixa mais realizada.

frufru

Anel de noivado: uma opção à aliança

Eles são muito mais associados à cultura americana, mas aos poucos começam a ser usados em outros lugares, inclusive no Brasil. Isso faz todo o sentido, porque os anéis fazem parte de uma tradição milenar, como já contei para vocês em outro texto.

Os anéis de noivado são dados pelo noivo à noiva para simbolizar o pedido de casamento. Como na maioria das vezes trata-se de uma surpresa, somado o fato de os anéis serem joias mais complexas do que alianças, aumenta bastante a responsabilidade do noivo: é preciso escolher certo.

Na definição do anel de noivado, ele precisa levar em conta o estilo da noiva (sofisticada, discreta, romântica, etc) para selecionar o modelo mais adequado. Nesse caso, eles fazem bem em consultar uma amiga, irmã, prima, enfim, alguém que possa ajudar a garantir que não haverá chance de engano, afinal o valor sentimental é imenso e o financeiro costuma ser significativo. Na dúvida, os modelos “solitários” costumam ser uma opção que agrada a (quase) todas.

Chegado o casamento, as alianças entram novamente em cena para serem trocadas na cerimônia e o anel de noiva passa à condição de joia para ser guardada ou usada em situações especiais.

frufru

Estilos diferentes e modelos para todos os gostos

Como normalmente os casamentos são mais planejados que os noivados, a escolha do modelo de aliança também é feita com mais cuidado e recursos entre os variados modelos que vão do clássico liso a designs mais moderninhos e cheios de inovações: larguras diferentes, gravação externa, com pedras cravejadas e em variedades de ouro, como rose e branco, além do tradicional amarelo.

Em todo caso, se a aliança de noivado for mantida para o casamento, é importante mandar polir na véspera. Também existe a opção de gravar a data do casamento na parte interna da joia.

Frufru

E você? Quero saber a sua historia e a sua opinião! Deixe seu comentário contando para mim se o seu noivado foi com anel ou aliança. Se ainda não aconteceu, como é que você gostaria que fosse?

2 Comentários

  1. Mariana M. disse:

    Meu caso foi beeeem diferente! Durante todo meu relacionamento, eu e meu noivo usamos uma pulseirinha de coco, dessas artesanais. Quando ele me pediu em casamento, fez o pedido com uma pulseira de ouro, com as contas muito parecidas com as nossas tradicionais de coco. Agora estamos olhando juntos um modelo de aliança que agrade aos dois e que usemos (por pouco tempo) na mão direita :)

    1. Bel Ornelas disse:

      Que lindo, Mariana!!! Esses símbolos personalizados são sempre cheios de significado e muito lindos! Adorei!
      Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *