Receita de bolo de cenoura fofinho e saudável

Eu tô amando a contribuição da Aline do blog Casar nao Engorda aqui no blog! Gente, tô aprendendo um monte de receitas novas e o melhor: saudáveis.

Ainda não cheguei no nível de colocar fotos aqui das minhas produções, rsrs, mas tô quase lá! E vocês? Quero saber se estão gostando, se já fizeram alguma…

A de hoje parece ser deliciosa!!! Vamos botar a mão na massa?

Frufru

Receira de bolo de cenoura fofinho e saudável

Eu aaaaammooo bolo de cenoura, é um dos meus favoritos! Sempre que faço bolo de cenoura, utilizo forma convencional de bolo, redonda, grande, sabe? Acontece que estou na fase dos cupcakes! Adoro, pois posso ter uma noção melhor das porções que estou comendo, rs! Um bolinho no café da manhã e outro no lanche da tarde são ótimas pedidas e suficientes para matar aquela vontadinha de comer doce! Além disso, é um ótima opção saudável para as crianças!

Então comecei a pesquisar receitas que pudessem ser adaptadas para esse formato e descobri algumas coisas bem interessantes sobre como deixar o bolinho pequeno bem fofinho!

Já escrevi lá no blog um post sobre dicas básicas de confeitaria e acho que essa que vou dar agora poderia entrar nesta lista! Porque você sabe, né? Fazer bolos e sobremesas é uma arte, talvez a mais difícil na cozinha! Tudo tem que ser super muito bem medido, senão desanda. Além disso, os processos químicos e físicos que acontecem na massa são super importantes, até a temperatura ambiente influencia no sucesso ou fracasso da receita.

Sabe o que descobri? Descobri que para o cupcake ficar bem fofinho, é legal usar bicarbonato de sódio na receita ao invés do fermento em pó. Tem receita que leva só ele, tem receita que leva os dois, enfim… Então resolvi deixar aqui o link do site da Dani Noce em que ela fala da diferença entre o bicarbonato de sódio e do fermento em pó para o bolo crescer e ficar bem fofinho!

Essa receita é super funcional e saborosíssima, ao mesmo tempo! O bolo fica realmente muito fofinho e saboroso!

Receita3_Casarnaoengorda_bolodecenoura2

frufru

Ingredientes

  • 2 cenouras medias picadas;
  • 2 colher de sopa de manteiga (de preferência clarificada, para uma receita sem lactose);
  • 1/3 xic de mel;
  • 1/4 xic de açúcar demerara (o mascavo vai deixar mais escura a massa);
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada;
  • 1/3 xic de água;
  • 1 xic de farinha de arroz;
  • 1/2 xic de farinha de aveia (se a aveia for certificada, é sem glúten);
  • 1 xícara de gotinhas de chocolate 70%;
  • 1 colher de chá de bicarbonato;
  • 1 colher café de fermento químico.

 frufru

Preparo

  1. Bata no liquidificador a cenoura, a manteiga, o mel, o açúcar, os ovos, a linhaça e a água;

2. Em uma tigela misture a farinha de arroz e a farinha de aveia;

3. Junte a mistura do liquidificador, acrescente as gotinhas de chocolate e misture (deixe algumas gotinhas de fora para enfeitar os bolinhos por cima, como se fosse cobertura);

4. Acrescente o fermento e o bicarbonato e mexa levemente;

5. Coloque em forminhas deixando sobrar 1/4 da forminha, para dar espaço para o bolo crescer;

6. Coloque gotinhas de chocolate por cima;

7. Asse em forno 180° por 20 min.

frufru

Esse bolo de cenoura eu fiz para o aniversário de uma amiga! Levei um bolinho para cada amiga convidada para comer depois do “parabéns” ou em casa depois! Fez sucesso!

Espero que gostem das dicas e da receita! Quem fizer, conta aqui o que achou!

Bjs

Receita3_Casarnaoengorda_bolodecenoura

Frufru

A Aline é autora do blog  “Casar não engorda” e lá você vai encontrar essa e outras receitinhas práticas, saudáveis e gostosas!

E não se esqueça de comentar contando o que achou da receita e dessa ideia de uma coluna de receitas aqui no blog!

Frufru

avatar_aline_140x140

Ela é especialista em Hotelaria, Gestão de Projetos e Comunicação Estratégica. Depois de casada e, após ter recuperado os tão queridos quilinhos perdidos para entrar no vestido de noiva, descobriu o mundo da culinária saudável e se apaixonou! Descobriu que é possível ser feliz comendo de forma saudável. Descobriu que é possível casar e não engordar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *