Sobre meu nome

Já estamos na época de ir ao cartório marcar o casamento civil.

Diante disso conversamos essa semana sobre uma questão: como ficarão nossos nomes depois de casados?

 Chegamos a uma conclusão quase que simultaneamente: do mesmo jeito!!

 Sei que muitas românticas acham fofo adotar o nome do marido, mas eu não sou muito fã não (mesmo sendo super romântica). Faço questão de continuar sendo eu, com meu nomezinho intacto.

Essa ideia de um se misturar com o outro quando se casam me deixa um pouco aflita. As nossas vidas estão se unindo, nossos caminhos, nossos sonhos, mas não as nossas personalidades. Eu quero que a minha identidade (e a dele) continuem preservadas e únicas. Quero continuar sabendo onde começa um e termina o outro, quem sou eu e quem é ele. Esse tal de “vamos ser um só” não me convence. Queremos continuar sendo dois. Juntos, mas ainda sim, dois.

mudando o sobrenome

Além do que acho que deve dar um trabalhão trocar todos os documentos!!

 É um assunto meio polêmico, mas essa é só a minha opinião, viu?? Qual a sua? Quero saber!

27 Comentários

  1. Desirée Suzuki disse:

    Onde eu acho informações sobre a troca de nome? Gostaria de colocar o nome do meio do meu noivo, mas parece que em BH não é possível, a não ser que eu coloque o nome do meio e o último.

  2. Malu Monteiro disse:

    Que é suuuper romantico isso ninguém tem duvidas. O problema realmente é trocar todos os documentos. No meu caso, tenho vontade de trocar por vontade própria. Mas meu nome já é meio grande, pra colocar eu teria que tirar algum e sempre é o ultimo não tem jeito, seria o do meu pai. Acho que ai geraria outro conflito, meu pai não iria gostar muito de saber que eu tirei o nome dele. Como meu casamento ainda vai demorar uns 4 anos, tenho tempo pra pensar ate lá. Só um dica: Não coloque o nome do seu marido se essa não for a sua vontade, acho que se ele não entender seu ponto de vista, é melhor você ir revendo seus conceitos. Curti demais o site. Beijos. :*

  3. Dayana disse:

    Quanto tempo antes do casamento deve marcar o civil?

    1. ML disse:

      Dayana, se você vai casar no civil junto com o religioso (ou perto), marque com cerca de TRÊS meses de antecedência no cartório. Procure o cartório mais próximo de sua residência munida de toda documentação (ligue para o cartório que corresponde à sua regional e pergunte quais os documentos são necessários para marcar casamento, pois alguns cartórios variam com relação à documentação exigida.)

  4. Anna Paula disse:

    Por mim, eu continuo com o nome de solteira. Também acho que vai dar um trabalhão para mudar todos os documentos, mas meu amor faz questão de mudar meu sobrenome e disse que arruma a mudança de documentos comigo.

  5. ADOROOOOOO CASAMENTO MAIS SOU NOVA AINDA PARA ISSO MAIS VOU FALAR UMA COISA SOU LOUCA PELO LUAN SANTANA E ESPERO QUE TODOS VCS SEJAN AMO ELE DE MAIS ELE E LINDO…………

  6. ADOROOOOOOOOOOO CASAMENTO SEI QUE SOU MUITO NOVA PARA ISSO……MAIS ACHO BONITO…..E OS NOIVOS TANBEM NOSSA AGORA LINDO MESMO E O LUAN SANTANA GATO DE MAIS AMOOOOOOOOO ELE SOU LOUQUISSIMA……ADOROOOOOOOOOOOOOOOOO BEIJOS PARA A GALERA DO FACEBOOK E QUE GOSTAM DELE…..

  7. Josie. disse:

    Olha,a minha opinião é diferente.O que eu mais queria era carregar o sobrenome do meu esposo.Assim me sinto mais casada.Entende???

    Casar e não trocar de nome, na minha opinião é a mesma coisa de estar solteira….rsrs…

    È como se nada tivesse mudado.È tão legal as pessoas dizerem Sr E Sra blá…blá…blá…

    Bom não achei que deu trabalho para trocar os documentos não….

    Beijos.

  8. Anonymous disse:

    Eu queria tirar um sobrenome e acresentar o do meu noivo, mas quando fui no cartório me informaram que NÃO pode retirar só acresentar ou deixar como esta. Fiquei um pouco triste, pois já tinha idealizado como iria passar a assinar o meu nome, mas como não pode, peguei o sobrenome dele…..

    Noivinhas procurem se informar como é no cartório da cidade de vocês… Beijinhos
    Liliane

  9. Tathy disse:

    Antigamente eu queria trocar o meu nome, retirar o Santos (que não gosto). Atualmente, ando pensando em deixar como é, ainda mais por acreditar em numerologia, na energia do nome etc. Para mim, trocar o nome que você carrega desde o nascimento, muda a energia da sua vida.

    Bjinhos!

  10. Eu gostaria de ter o nome dele, acho legal isso, pq agora não sou mais do papai e da mamãe e sim dele, não enxergo isso de forma machista, é uma forma de se doar, pq infelizmente insistimos em abolir o machismo mas deixamos o feminismo estragar td (experiência própria rsrsrs. Mas agora vem a parte chata eu na realidade kria somente acrescentar o nome dele mas ele quer que eu tire um sobrenome e ainda coloque um sobrenome dele que eu não gosto prefiro o outro, agora eh entrar num acordo neh, rsrsrsrs
    Mas sei que como sempre entraremos num acordo em que ambos ficaremos felizes.
    bjão a todas.

  11. Oi Bel,

    eu vou colocar o Tomachevski no meu, mas nós fizemos um acordo, ele irá colocar o Gomes (meu sobrenome) no dele. Hoje o marido já pode adotar o sobrenome da esposa. Então, ele irá carregar o meu sobrenome e ele o meu.

    Decidimos em comum acordo,e eu sou á favor disto desde que o casal concorde em ambas parte.

    Só vamos ter o trabalho de trocar todos os nossos documentos, mas acho que pode ser legal no final, tiramos uns dias de folga e vamos juntos mudar nossos sobrenomes…..no final ” a gente faz ser divertido”..rs

    Bjos Flor!!!!!

  12. Laiz Malafaia disse:

    É uma decisão muito pessoal. Acho que cabe mais a mulher do que ao homem tomar, né?!
    Eu nao vou tirar nenhum nome meu, só vou acrescentar o do meu noivo. Vou fazer pq adoro o sobrenome dele e pq acho que fica uma coisa mais familia, mais unidade, realmente 1 só carne.
    Nao acho que seja submissão, machismo, ou estar me anulando. Continuarei sendo eu mesma e tendo minhas opiniões, só que agora terei mais um nome pra assinar, só isso! rsrs
    O duro é ter o trabalho de mudar os docs..rs

  13. Thalita disse:

    Bel meu caso vc já sabe né, peguei só o último do meu noivo, mas pq eu quis mesmo, ele respeitou bastante minha decisão de querer ou não. Realmente é uma escolha sua, sobre a mudança de documentos vc tem razão, dá trabalho mesmo…rsrsrs
    Beijos

  14. Ih!!!! Tinha um errinho feio de português, vou escrever de novo!!!!

    Oi Bel eu mudei o meu nome acrescentando o último do meu marido.
    Mais pelos meus filhos, do que por mim.
    Assim, não viaja a família “Gomes” e eu, como uma madrasta, rs rs rs
    Mas, nas minhas coisas pessoais ou profissionais assino meu nome e o do meio que no caso é o de solteira.
    Assim, sou mãe dos filhos que carregam o sobrenome do pai, e nos negócios todos me conhecem pelo meu sobrenome anterior.
    Tenho uma amiga arquiteta que fez o mesmo.
    O sobrenome do marido acompanha toda documentação dos meninos, nas escolas por exemplo.
    Mas seus projetos continuam com o nome de solteira.
    Não é mentira assinar o de solteira é assinar o primeiro e o do meio.
    Os documentos mudei todos em um dia

  15. Oi Bel nós tb resolvemos ficar do jeito que está. Mas sobre trocar os documentos, vou te dar um noticia triste: terá que troca-los sabe pq? o que muda não é o nome é o estado civil. Por isto mudando ou não de nome terá que trocar.bjos

  16. Monica Morris disse:

    Bel,
    aloow lindinha sou eu mesma vim dar pitaco, eu também “mudei” pq quis mesmo; e decidi la mesmo no cartorio tb acho legal ter o sobrenome do marido e não vejo nada de machismo nisso. hoje sou conhecida como Madame Morris em algusn restaurantes de Lisboa e aqui em Luanda Como Monica Morris o meu sobrenome é Almeida. eu acho maravilhoso quando nos mandam um convite e diz Mr & Mrs Morris ou Familia Almeida Morris
    Mas é como tudo …tem gente que gosta…gente que não. Eu adoro. rsrsr

    ps: Dá o mesmo trabalho pois vc vai ter de trocar o documento par casada ou nao, pelo menos aqui é a mesma coisa bjbj

  17. Suzy disse:

    Bel eu amei o vestido da sua florista, gostaria de saber se posso dar aquele ctrl+c , rsrsrs…

    Qto ao nome eu tenho trauma de ter nome curto e simples: suzana Souza, então vou adotar o nome do marido sim, mas por opção tb !!

    Beijinhus!!

  18. Déia Tariga disse:

    Oieee…Eu não mudarei..continuarei com os meus sobrenomes…não acha nada machista quem troca…cada um cada um…Mas eu nãoooo!!!!!

    Bjus!!!!

  19. Eu acho lindo e romântico mesmo adotar o nome do marido mas nada prático! Ainda não tomei essa decisão… Bjs

  20. May =) disse:

    Bel, flor
    e num é que eu vi isso essa semana.. rsrs
    o noivo foi no cartório, e como já tinhamos conversado sobre isso eu vou mudar sim o meu nome!! Mas só com um acordo!! ELE VAI COMIGO EM TODOS OS LUGARES.. ENFRENTAR TODAS AS FILASSS hahaha.. afinal na ALEGRIA E NA TRISTEZA NÃO É MESMO?! rsrsrsrs nas filas tb!!!

    mas, tem que ser uma decisão dos dois.. eu sempre quis tirar o sobrenome do meu pai.. apesar de amaar muioto meu avó.. mas sabe nunca gostei do BARBALHO… entãoo vou ser SENHORA CORREIA*-*
    bjs florr

  21. Noivinha Lú disse:

    Bel, quantas novidades, hein!? Bem pudera, tá pertinho, né!?!
    Adorei seu roteiro da lua de mel! Mega romântico!!! E o vestido da sua florista é uma graça! Tbém gosto assim, mais cara de criança que enfeite de bolo!
    Super beijo, flor! Ótima semana!

  22. Eu vou mudar…tenho uma história com o sobrenome do Wagner, pq desde criança eu queria chamar Patrícia de Lourdes Santos Martins – pq meus avós maternos possuem esse sobrenome. E advinhe só??? o sobrenome do futuro marid: MARTINS. Ou seja é a realização de um sonho antigo!!! rsrsrssrsrsrsrs

    Bjão

  23. Jahm disse:

    Bel,

    Eu “mudei” pq quis mesmo; acho legal ter o sobrenome do marido e não vejo nada de machismo nisso. Mesmo pq foi uma decisão tomada por nós dois; nada imposto sabe.
    Isso vai de cada um…tem gente que gosta…gente que não.
    Eu gosto. rsrsr

    BJahm

    P.S.: Dá o maior trabalho mudar os documentos mesmo; tanto que eu ainda nem troquei os meus! rsrsrsr

  24. La'more disse:

    concordo plenamente com vc acho meio machismo essa hitoria de pegar o sobrenome do marido, meio tipo eletomou posse de mime tenho o mesmo sobrenome q ele, ele cocolou o sobrenome na propriedadele rsrs pode ser besteira mais é assim q eu vejo

    super respeito quem coloca e acha legal, mais acho meio submiso sabe?
    Meio conto de fadas rsrs

    coninuei e continuarei anita campos da silva como ansci rsrs e adoro ser eu mesma

    concordo vc!

    bjos

  25. krol disse:

    Eu e meu namorado também tenho quase certeza absoluta de que vamos ficar como estamos. Meu nome é curto, perto do dele.. só nome e um sobrenome.. e acho que não combinaria com o Naves da parte dele, mas no fim de semana conversando em casa, meus pais acharam um absurdo isso!eheheh Mas no fim das contas quem vai decidir somos nós neh?!

    Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *