Vestido de noiva: o que toda mulher precisa saber antes de escolher

À medida que a hora de subir ao altar e dizer “sim” se aproxima, mais o coração acelera e os cuidados com os preparativos do casamento aumentam.

Mas a maior preocupação da noiva muitas vezes não reside nos fornecedores, no espaço ou na quantidade de convidados, mas sim em estar impecável para esse momento único e especial que marcará a sua vida.

E para isso, o vestido de noiva tem um papel crucial. Não é à toa que a sua escolha exige tanta dedicação e pesquisa.

Por essa razão, preparei este guia com todas as informações que você precisa saber antes de optar por um modelo. Por isso, leia até o fim e anote todas as dicas!

Frufru

Conheça 6 tipos de vestidos de noiva

Não poderia deixar de começar este texto sem falar, é claro, dos tipos de vestido de noiva. Uma das preocupações mais frequentes de quem vai se casar e ainda não sabe ao certo qual formato escolher para a cerimônia.

As dúvidas começam por diversos detalhes, como qual modelo valoriza melhor o seu corpo, qual cor combina melhor com o tom de pele, qual corte é capaz de alongar a silhueta e qual a opção que disfarça ou realça determinada parte do corpo.

Por isso, vou falar um pouco mais para você sobre os 6 tipos preferidos pelas noivas, abordando diversos aspectos como cor, estrutura, acessórios, tipo de corpo ideal e até uma média de preço caso você se interesse em comprá-lo.

frufru

1. Vestido de noiva princesa

Ele nunca sai de moda e é um dos modelos mais desejados pelas noivas para o grande dia. Um dos motivos para essa predileção se deve à versatilidade do vestido de noiva princesa que pode ser usado em diferentes estilos de cerimônia, sejam elas noturnas ou ao ar livre no campo, por exemplo.

Para quem não está familiarizada com a modelagem, ele é aquele que tem a parte superior da estrutura mais marcada enquanto a saia é mais aberta e volumosa. É um corte perfeito para as mulheres mais românticas e que não querem abrir mão desse clássico em seus casamentos.

Contudo, é importante ficar atenta à silhueta que ele valoriza, pois o seu caimento é mais indicado para quem tem o formato do corpo em triângulo invertido. Dessa forma, ele vai realçar a parte inferior do seu biotipo enquanto tira a atenção dos seus ombros.

Aplicações de renda e saias bufantes de seda são bastante comuns no vestido de noiva princesa. Já no que diz respeito aos acessórios, não há erro: colar, brincos, anéis e, claro, a coroa são os mais usados.

Além disso, fora o tradicional branco, o marfim e o champagne são outras cores com grande saída para esse modelo.

Estilista: Luciana Collet

Estilista: Luciana Collet

frufru

2. Vestido de noiva sereia

Outra opção que também disputa a preferência das mulheres é o vestido de noiva sereia, um modelo que une elegância e sensualidade de uma forma muito harmônica e natural.

Sua estrutura é mais ajustada ao corpo até a altura do joelho o que faz com que as curvas sejam acentuadas e a silhueta fique bem marcada, especialmente a região do quadril e da cintura.

Contudo, o que poderia ser um visual que valoriza o seu corpo sem perder a delicadeza, pode se tornar uma dor de cabeça se as suas medidas não estiverem em sintonia com o traje. Isso porque, em caso negativo, o vestido pode acabar marcando algumas pequenas imperfeições.

Por isso, o ideal é que você o use se tiver ombros largos e busca alongar o corpo, vantagem que a primeira opção de modelo não oferece. Para completar a produção, brincos pendentes, pulseiras pequenas e brilhantes além de anéis são uma boa opção.

Já para dar um toque glamouroso e diferenciado, sem fugir muito ao branco, as cores bege e pêssego são excelentes escolhas para a vestimenta.

fornecedor de vestidos em bh

frufru

3. Vestido de noiva evasê

Já o vestido evasê, por sua vez, funciona como um meio-termo entre os formatos princesa e sereia. Afinal, o corte da sua saia pode ser tanto pequeno quanto grande.

Outro ponto fundamental é que ele não é obrigatoriamente armado, podendo ter apenas um drapeado leve que deixa sua parte inferior mais armada. É uma versão ajustada até a silhueta da noiva, mas que logo abaixo da cintura começa a se abrir.

Além disso, ele permite uma série de variações, com decote nas costas, aplicações com brilho, renda dourada e até modelagens mais simples, onde o destaque fica na texturização do tecido e no decote aplicados nesse vestido com corte reto.

É ideal para disfarçar o volume das pernas e para quem tem quadris largos. Branco gelo, creme, e champagne são as principais escolhas para cor do formato evasê.

Brincos com brilho, pérolas e strass aliados a uma fivela ou tiara são bons acessórios para complementar o visual do casamento.

Berta Spring

Berta Spring

frufru

4. Vestido de noiva império

O vestido de noiva império tem uma grande vantagem para as mulheres: ele permite uma maior liberdade de movimento. E isso é ideal, principalmente, para aquelas que vão circular pelos convidados e dançar muito.

Isso se deve pela sua estrutura, que é justa na região do busto, mas que a partir daí flui até os pés. A saia possui corte praticamente reto, podendo ser volante ou mais franzida.

É um modelo versátil, geralmente nas cores branco, branco gelo e rosa quartzo, que pode ser utilizado por grávidas, silhuetas plus size e também por noivas mais com corpo mais oval. Brincos, tiaras e colares costumam fechar a composição.

vestido noiva

frufru

5. Vestido de noiva mullet

Uma opção para fugir do tradicional e imprimir sua personalidade no vestido de noiva é optar pelo formato mullet, um modelo sazonal que sempre encontra adeptas em todo o mundo. Sua modelagem se diferencia das demais por ser descontraída, com a frente da saia curta e a parte de trás comprida.

O seu corte assimétrico valoriza mulheres magras, altas e baixas, que não têm o quadril muito avantajado e que querem destacar suas pernas. O branco é a cor que predomina nesse modelo, embora haja cada vez mais versões nos tons creme e champagne.

Aqui, não apenas os acessórios como colares, pulseiras e voilettes chamam a atenção. O calçado também é peça-chave.

destination-wedding

frufru

6. Vestido de noiva curto

O último tipo de vestido de noiva não tinha como ser outro que não fosse o vestido de noiva curto. Afinal, é muito comum haver uma polêmica sobre o comprimento da cauda, que é um marco das celebrações tradicionais.

Porém a decisão por optar ou não por ela deve vir, acima de tudo, pelo seu gosto pessoal. O mesmo é válido para a questão das mangas.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que se o casamento ocorrerá ao ar livre, como no campo ou na praia, e com uma atmosfera mais informal e intimista, um vestido mais pesado pode não ser a melhor opção.

A estrutura desse formato costuma ser mais próxima ao corpo, embora não tão justa, sem volume e com o comprimento acima dos joelhos. Mantendo, dessa forma, a elegância e o ar romântico que se espera da ocasião. É uma opção fluída que combina com diversas silhuetas.

Esse tipo de traje também tem uma vantagem muito interessante que é a variedade de acessórios, como o uso de coroa de flores, brincos, pulseiras, braceletes, voilette e fascinator. As cores do vestido também levam um toque de modernidade.

Pêssego, rosa quartzo, creme e até tons amarelos são ótimas pedidas, por exemplo.

vestido casamento civil BH

E nesse vídeo aqui eu falo um pouquinho mais sobre isso: qual modelo de vestido combina mais com o estilo do seu corpo? Vem saber:

Frufru

Decote do vestido de noiva

Quem acha que apenas o modelo do vestido de noiva é importante está completamente enganado. Isso porque além da silhueta que ele terá, é fundamental dar a devida atenção ao decote.

Afinal, em um dia tão especial e único como o seu casamento não há espaços para erros quanto a isso, não é verdade? Portanto, não se preocupe se você tiver dúvidas sobre qual o formato ideal, o que mais favorece o seu corpo e qual opção fica mais harmonioso e elegante para a ocasião.

Por essa razão, reuni as principais opções de decote para que você escolha aquele que mais se adequa ao seu caso e, assim, estar deslumbrante na cerimônia.

frufru

Decote canoa

Elegante e bastante sutil, o decote canoa é mais fechado indo de ombro a ombro. É uma ótima opção para noivas mais magras e com seios médios ou grandes que desejam disfarçar o colo.

Outro ponto importante sobre esse modelo é que ele valoriza a nuca e o pescoço podendo ser acompanhado, inclusive, de uma abertura maior na região das costas.

Contudo, vale uma ressalva: se você tem ombros muito largos e braços mais grossos deve evitar o decote canoa, pois essas partes do corpo serão realçadas com ele e não trarão a harmonia visual esperada.

noiva-decote-canoa

frufru

Decote redondo

O decote redondo é uma alternativa para as noivas que buscam um modelo mais confortável, juvenil e discreto sem perder a feminilidade no grande dia.

É indicado para qualquer mulher, mas principalmente para aquelas mais esguias com cintura estreita e anca larga que desejam acrescentar um volume na região superior do vestido.

noiva-decote-redondo

frufru

Decote em V

Conhecido também como decote em bico, o decote em V é perfeito para quem precisa diminuir os ombros largos, alongar a silhueta e o pescoço e ao mesmo tempo deseja dar uma “emagrecida”.

Não é à toa que é uma das opções preferidas por muitas noivas. Porém, um adendo: se você tem seios muito grandes ou o oposto, muito pequenos, deve evitar esse modelo para não atrair atenção indesejada para o seu busto.

noiva-decote-V

frufru

Decote gola alta

A gola alta, ao contrário do que pareça, não possui um decote de fato. Na verdade, esse modelo, que é mais usado em vestidos clássicos de renda e com manga comprida, vai até o pescoço trazendo um ar mais sério ao vestido.

Ele é excelente para mulheres mais altas que têm o pescoço mais comprido e estreito, pois disfarça a região e valoriza a silhueta.

Contudo, as noivas que são mais baixas e têm o pescoço menor e mais largo devem evitá-lo, pois além de chamar a atenção para essa área acabará “sumindo” com o seu pescoço.

noiva-decote-gola-alta

frufru

Decote quadrado

O decote quadrado é discreto e delicado, porém não menos charmoso que os demais. Geralmente, ele é acompanhado por alças ou mangas que ajudam a valorizar o busto tanto de mulheres com seios pequenos quanto mais avantajados além de disfarçar os ombros.

Ele é indicado para noivas que procuram modelos plus size, porém não é uma boa indicação para aquelas muito magras, pois pode sobrar tecido nas laterais e acabar com o glamour do traje.

noiva-decote-quadrado

frufru

Decote tomara que caia

O famoso decote sem alças, o tomara que caia é um dos mais desejados quando o assunto é vestido de noiva. Afinal, ele tem um toque sensual e feminino, que valoriza o colo e ainda deixa os ombros à mostra.

Contudo, o seu corte reto não é indicado se você for muito magra, já que ele não traz curvas para o seu corpo.

O mesmo vale para mulheres com costas estreitas, ombros muito largos ou então seios pequenos e muito grandes, pois o caimento pode não valorizar a sua silhueta.

noiva-decote-tomara-que-caia

Frufru

O vestido para cada ocasião

Outro fator importante para a escolha do seu vestido de casamento tem a ver com a ocasião e o horário dele. Afinal, muitas vezes há uma incompatibilidade entre o modelo que você está paquerando há tempos e o tipo de cerimônia que planejou.

Por isso, fique atenta as observações que trago neste tópico para que sua escolha seja coesa sem abrir mão do seu estilo!

frufru

Vestido de noiva para casamento de dia

Cada vez mais as noivas procuram casar-se pela manhã para aproveitar a iluminação natural e experimentar um visual com mais cor. Porém, é importante lembrar que você terá que lidar com o calor do sol, especialmente no verão.

Por isso, opte por modelos de tecido mais leve, como o tule, e tonalidades claras que reflitam a luz solar. Os cortes curtos e mullet são excelentes opções para vestido de noiva para casamento de dia.

casamento-de-dia

frufru

Vestido de noiva para casamentos à noite

Para a noite, todo o glamour e pompa das cerimônias clássicas pedem um vestido à altura, com uma modelagem tradicional, delicada e com brilho na medida certa.

É uma oportunidade perfeita para noivas que desejam usar cauda longa e grinalda combinadas com os modelos princesa, evasê e sereia. Alguns tecidos que corroboram para essa produção são cetim de seda, organza e renda chantilly.

Vestido de noiva: o que toda mulher precisa saber antes de escolher

frufru

Também já falei, em vídeo, um pouquinho mais sobre vestidos ideais para casamentos durante o dia e casamentos durante a noite. Vem ver ;)

frufru

Vestidos de noiva para casamentos na praia

Entrando no segmento de casamentos ao ar livre temos as cerimônias realizadas na praia, que é o sonho de muitas mulheres. E assim como a celebração diurna, ele terá a influência do sol constante.

Por essa razão, o vestido deve ser curto, mullet ou império — desde que sem cauda longa — com toques de transparência e tecidos fluidos e leves, como o mousseline de seda.

casamento-na-praia-by-paula

frufru

Vestidos de noiva para casamentos no campo

Já para o casamento no campo, onde o contato com a natureza é evidenciado, o clima é intimista e a decoração tem uma forte influência rústica o vestido de noiva curto é um forte candidato.

Isso porque ele permite uma informalidade maior para a cerimônia campestre. Além disso, uma ótima alternativa para o tecido para o vestido de noiva é a renda, que dá um toque romântico e delicado para o momento.

casamento-no-campo

Frufru

Comprar, alugar, primeiro aluguel ou importar da China?

Você chegou a uma decisão acerca do modelo de vestido que usará, ao decote que ele terá e se está de acordo com a ocasião correta. Parece tudo encaminhado, não?

Então é hora de lidar com o último dilema que tantas noivas enfrentam: comprar, alugar, optar pelo primeiro aluguel ou importar da China?

Essa é uma das dúvidas mais pertinentes e também mais recorrentes que recebo, afinal, é o seu grande dia e o investimento que você fará precisa ter o retorno desejado, não é mesmo?

Por essa razão, vou abordar cada possibilidade elencando tanto os seus prós quanto os seus contras para que seus questionamentos a respeito de cada um sejam sanados e sua decisão seja a mais acertada possível.

frufru

Comprar o vestido de noiva

Comprar o vestido de noiva costuma ser uma das primeiras ideias que passam pela cabeça das mulheres que vão se casar. E isso não é pra menos. Você o terá para sempre consigo e ele será a principal lembrança do dia em que você disse “sim” no altar e iniciou uma nova etapa em sua vida.

Contudo, é fundamental estar ciente que adquiri-lo significa pagar a mais por isso. Em alguns casos o valor pode se tornar um investimento muito alto justamente pelo fato de ser usado apenas uma única vez.

Além disso, há outro detalhe que pode afetar a sua decisão: as mudanças físicas no seu corpo, já que com o tempo podemos tanto emagrecer quanto engordar. E o resultado disso significa ajustes — que podem até mesmo colocar a estrutura dele em risco —  para que o traje caiba confortavelmente.

Vestido de noiva: o que toda mulher precisa saber antes de escolher

frufru

Alugar o vestido de noiva

Outra sugestão é o aluguel, um caminho que lhe permite um leque variado de opções que vai desde o modelo e as cores até os tipos de acessórios que vão ornar com ele. Mas o mais importante: escolher aquele que cabe no seu orçamento.

Além disso, outro aspecto vantajoso é que não há necessidade de quebrar a cabeça com costureiras e afins por causa do caimento, já que há diferentes tamanhos da mesma opção. Porém, é claro, também há contras nessa alternativa.

Um deles é que é importante ter cuidado com o vestido para não causar danos físicos ou manchas no tecido, por exemplo. Caso contrário, será cobrada uma taxa a mais.

O outro é que pode não ser do seu agrado utilizar uma vestimenta que já foi usada em outra ocasião por outra noiva. Se esse for o seu caso, há uma solução para isso e ela é a próxima opção.

casamento-ao-ar-livre

frufru

Primeiro aluguel do vestido de noiva

Se você não deseja comprar seu vestido de noiva, mas também não quer alugar um modelo já usado por outras mulheres há uma saída meio-termo: o primeiro aluguel. Essa possibilidade pode ser exatamente o que você procura.

A princípio, é necessário escolher uma loja de confiança. Depois, é hora de conversar com os profissionais responsáveis por desenhar os modelos para acertar formato, tecido, acessórios e afins. Aqui você pode levar inspirações como fotos de vestidos de noivas, por exemplo.

Uma vez terminado, bastará apenas acertar o preço do aluguel. Ou seja, você terá um vestido que nunca foi usado e feito de acordo com suas preferências. Contudo, ele será devolvido depois da cerimônia.

Portanto, por todo o processo, o seu valor será maior do que a opção anterior e também demandará os mesmos cuidados para evitar qualquer tipo de rasgo, ranhura ou mancha.

frufru

Importar o vestido de noiva da China

Por fim, temos a alternativa que ganhou força nos últimos anos: importar o vestido de noiva da China. Essa opção tem atraído tantas mulheres devido aos preços atrativos, mesmo quando convertidos do dólar para o real.

É uma chance de economizar e escolher um modelo diferenciado. Parece uma solução mágica, não? Mas é justamente aí que mora o perigo.

Para começar, é preciso ficar atenta ao tempo de entrega, se o produto será ou não taxado pela Receita, a qualidade da costura, do tecido e dos detalhes do vestido além das medidas que o traje possui.

Afinal, o físico das mulheres orientais é bastante diferente das ocidentais, em especial das brasileiras, que tem o corpo mais oval.

Outro ponto importante é que você não poderá testar o modelo escolhido e terá como referências apenas as fotos disponibilizadas no site. Portanto, é preciso se certificar de todas as formas que esse é, de fato, um negócio vantajoso para que você não se arrependa depois.

Independente da alternativa que você escolha é fundamental que você se planeje, pois o ideal é que você comece a analisar o modelo dos seus sonhos com 8 meses de antecedência da data da cerimônia.

Dessa forma, você evita imprevistos quanto aos ajustes no vestido que são sempre comuns e faz todas as provas necessárias para garantir o caimento perfeito dele.

Já gravei um vídeo falando um pouco mais sobre essa opção, vem ver:

Frufru

Gostou de se aprofundar sobre os modelos de vestidos de noiva? Então analise com calma quais são as características de cada um, levando em conta todas as demais informações dispostas ao longo do texto, e pese na balança qual o mais indicado para você e sua cerimônia.

Aproveite e assine agora a minha newsletter para ficar por dentro de outras sugestões imperdíveis para o seu grande dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *