Como fazer um Projeto Pedagógico?

O curso de Pedagogia segue sendo um dos mais buscados por estudantes ao redor do Brasil, tendo inclusive recentemente assumido a primeira posição entre os que mais tem matriculado novos alunos na modalidade EAD, deixando para trás outros cursos muito tradicionais como Administração e Direito. E sabe o que justifica essa alta procura? O fato de que trata-se de uma das áreas onde mais se emprega. É possível afirmar, de acordo com recentes estudos, que mais de 90% dos profissionais estão atualmente empregados, comprovando portanto que sim, vale muito a pena fazer essa graduação.

Isso é motivo para comemoração, uma vez que a profissão de Pedagogo tem extrema importância na vida de crianças e adolescentes. Então quanto mais pessoas diplomadas após cursarem uma faculdade de Pedagogia a distância, melhor para a educação em nosso país.

O Pedagogo pode atuar como professor nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Pré-Escola, bem como ainda exercer a função de auxiliar de sala. Porém, seus serviços não necessariamente são exclusivos para o interior das salas de aula, podendo ser ainda estendidos para a administração da escola, seja como supervisor, orientador ou até mesmo diretor. Apesar de cada um desses cargos serem diferentes no aspecto de atribuições, ambos têm algo em comum, eles exigem que o profissional saiba tudo sobre Pedagogia, principalmente no que diz respeito a elaboração de projetos pedagógicos.

Todo profissional formado em uma faculdade de Pedagogia precisa necessariamente saber acomo elaborar um projeto pedagógico. Existem várias concepções de como criar um projeto não apenas bom, mas acima de tudo eficiente.Neste textoiremos explorar a visão dos educadores Fernando Hernández e Montserrat Ventura, baseada em ideias do renomado pedagogo norte-americano John Dewey.

Essa elaboração tem como principal objetivo tirar as ideias do papel, e claro, torna-las realidade. Porém, é importantíssimo esclarecermos que esse é um projeto da instituição e não de pessoas físicas como diretor da escola, um professor ou o próprio pedagogo. Nesse caso a ideia do coletivo é fundamental, principalmente devendo-se incentivarque os alunos possam participar de cada uma das etapas.

As etapas de criação de um Projeto Pedagógico

Mas que etapas são essas? É exatamente sobre cada uma delas que falaremos a partir de agora.

  • Definição do Tema

Ele deve ser interdisciplinar, ou seja, facilmente trabalhável por todas as disciplinas. Sem esquecer jamais que a participação dos alunos é fundamental, tendo em vista que ninguém melhor que eles para dizerem sobre o que têm interesse em aprender.

  • Objetivos Gerais

Aqui é importante preocupar-se com o que a escola busca alcançar com o projeto e o que ele mudará no local em relação a formas de trabalho, métodos de aprendizagem e envolvimento dos alunos. Também deve especificar quais competências os alunos desenvolverão durante sua execução e o impacto que terá externamente.

  • Objetivos Específicos

Nada mais é do que uma explicação mais precisa e detalhada sobre os objetivos do projeto, obviamente que tendo coerência com os objetivos gerais. Considere essa etapa como uma busca de soluções para os problemas.

  • Proposta Pedagógica

Etapa onde, mais do que nunca, o papel do Pedagogo é fundamental, pois nela é focada como o projeto irá se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Em todas as fases do projeto, a instituição deve avaliar sua proposta pedagógica, e claro, buscar maneiras de melhorá-la.

 

  • Justificativa

É onde, de forma clara, serão respondidas questões como, por exemplo,o porquê de esse projeto ser importante e quem irá se beneficiar dele, seja direta ou indiretamente, focando, como não poderia deixar de ser, nos alunos.

 

  • Metodologia

Essa etapa requer atenção duplicada, pois uma boa metodologia tem o poder de facilitar a execução do projeto. O ideal é que seja colaborativa, integrativa e multidisciplinar, abrangendo assim todos aqueles que estão ligados à escola.

  • Atividades

Aqui será especificado quais as atividades realizadas, quais habilidades e competências elas desenvolverão, quais métodos serão utilizados para isso, em que época do ano letivo serão colocadas em prática, em qual ou quais ambientes da escola acontecerão, quem estará envolvido e, finalmente, quais recursos serão necessários para que sejam desenvolvidas.

 

  • Título do Projeto

De preferência que seja um título que chame a atenção, de modo a gerar curiosidade, e claro, despertar o interesse das pessoas em participar.

 

  • Equipe

Quem são as pessoas diretamente envolvidas na elaboração do projeto? Não esqueça de especificar quais funções exercem, ou seja, se é um diretor, professor, aluno…

 

  • Conclusão

Como o próprio nome já diz, é o desfecho da elaboração do projeto, momento em que deve-se revisar o documento, atentando para detalhes como clareza das informações e coerência.

 

Fique tranquilo, durante sua faculdade de Pedagogia EAD você conhecerá ainda outras formas de elaborar o melhor projeto pedagógico possível e adquirir ainda mais conhecimento para quando ingressar no mercado de trabalho ter uma excelente bagagem a ser colocada em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *